Concursos e Processos Seletivos
STF Decide: Inadimplentes podem perder CNH e ficar proibidos de participar de concursos públicos. Confira agora os detalhes
Decisão do STF pode afetar motoristas e concurseiros que estiverem em situação de inadimplência. Entenda a decisão e veja como isso pode lhe afetar.
Na semana passada, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) chamou a atenção dos concurseiros.
A medida afeta diretamente pessoas em situação de inadimplência, ou seja, com o nome sujo. Aqueles que estiverem negativados poderão ser afetados no momento de fazer inscrição para Concursos Públicos.
A inadimplência é uma situação na qual o cidadão não consegue cumprir com as suas obrigações financeiras, deixando dívidas em aberto. Essa condição pode gerar diversas consequências negativas, dentre elas, a impossibilidade de realização de inscrição em concursos públicos.
A medida estabelecida pelo STF declarou constitucional um ponto do Código de Processo Civil que proíbe a inscrição para a participação em exames de concurso público e licitação pública de cidadãos inadimplentes.
Outro ponto que tem gerado debate é o julgamento da autorização para a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do passaporte em caso de negativados.
Vale ressaltar que essa apreensão só pode ocorrer mediante ordem judicial. O Ministro Luiz Fux destacou que a decisão tem validade, portanto, não pode sobrepor direitos fundamentais.
O STF desconsidera dívidas alimentares e débitos de motoristas profissionais em caso de apreensão da CNH ou passaporte.
“Ao aplicar as medidas, o juiz deve observar a proporcionalidade e executar de forma menos grave ao infrator”, afirmou o relator da ação, ministro Luiz Fux.
Dessa forma, aqueles que estivem inadimplentes com suas contas e forem réus em algum tipo de processo correm o risco de ficarem sem os documentos de Carteira de Habilitação, tornando-se impossibilitado de dirigir, além de seu passaporte, tornando-se impossibilitado de sair do país.
Inadimplência corriqueira entre brasileiros
A inadimplência entre cidadãos brasileiros é uma questão social que já se arrasta por muitos anos. Em novembro de 2022, o Serasa informou que o número de negativados era de 69,38 milhões de brasileiros.
A inadimplência pode ocorrer por diversos motivos, como desemprego, diminuição da renda, imprevistos financeiros, falta de planejamento, entre outros fatores.
A falta de controle financeiro também pode contribuir para o aumento de negativados, uma vez que muitas pessoas não conseguem arcar com as despesas e acabam acumulando dívidas.
Os tipos de dívidas mais comuns no Brasil são as relacionadas a cartões de crédito, empréstimos pessoais, financiamentos de veículos e imóveis, além de contas de água, luz e telefone.

-
Tecnologia7 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Finanças1 dia atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da JBS salta 77,6% no 1TRI25, para R$ 2,9 bi
-
Economia2 dias atrás
Acordo entre China e EUA reduz tarifas comerciais e é elogiado por Lula
-
Carreira2 dias atrás
A IA pode se transformar no seu ‘coach de carreira’ perfeito; veja como
-
Economia2 dias atrás
INSS: Congresso recebe pedido para instalação de CPMI
-
Curiosidades2 dias atrás
Saiba por que brasileiros têm chamado Portugal de ‘Guiana Brasileira’
-
Investimentos1 dia atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista