Conecte-se conosco

Tecnologia

Uma história, duas plataformas: Facebook replica status do WhatsApp como stories

Intenção é ampliar o alcance das publicações temporárias feitas no mensageiro e atingir novas audiências. Ferramenta poderá ser desativada

Publicado

em

A Meta, companhia proprietária do WhatsApp, Instagram e Facebook, criou uma nova possibilidade de integração entre as suas plataformas digitais.

O WhatsApp passará a permitir o compartilhamento de status no formato de story, só que no Facebook. O recurso foi identificado, inicialmente, na versão beta do aplicativo e acabou de ser lançado oficialmente.

A ideia é ampliar o acesso a outras pessoas e alcançar novas audiências com posts temporários, de um jeito rápido. A concepção é a mesma do modelo já aplicado na integração de postagens entre Instagram e Facebook.

Funcionamento

A nova função permite a publicação de posts simultâneos, sem que o usuário tenha que publicá-los separadamente em cada uma das plataformas ou compartilhar o conteúdo após postado no WhatsApp.

A configuração para isso ocorrer, automaticamente, será feita a partir das opções do mensageiro. Da mesma forma, para evitar exposições indesejadas, a função poderá ser desabilitada a qualquer momento.

Vale destacar que ela não virá ativada no aplicativo de forma padrão. Para que os status temporários comecem a ser compartilhados como story do Facebook, o usuário deve acionar a ferramenta manualmente.

Proteção, mas…

Assim como as mensagens do WhatsApp, os status também são protegidos com criptografia de ponta a ponta, garantindo que só você e os usuários autorizados vejam o conteúdo.

No caso do Facebook, isso não acontece da mesma forma. Uma vez postado como story da rede criada por Mark Zuckerberg, o conteúdo ficará exposto e poderá alcançar pessoas que estão fora da sua lista de contato.

Diante disso, é bom avaliar bem o que expor, como expor e se vai expor, realmente. Uma diferença básica é que no Facebook, o número de telefone da pessoa não poderá ser acessado por quem visualiza a publicação.

Apesar do lançamento oficial, a ferramenta de integração e compartilhamento entre as duas plataformas está sendo implementada de forma gradativa. Ela ainda não está disponível para todos os usuários.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS