Conecte-se conosco

Agronegócio

Já que é pra tombar, ‘pitombei’: conheça a pitomba, fruta da Amazônia

Além de muito saborosa, a pitomba é fonte de vitaminas e nutrientes para o nosso organismo. Veja como consumi-la.

Publicado

em

De nome científico Talisia esculenta, a pitomba é o fruto da planta pitombeira, que pode atingir altura entre cinco e 15 metros. De formato peculiar, seu fruto é do tipo baga com diâmetro entre 1,5 e 4 cm e formato esférico ou elipsoide. Protegida por uma casca dura e redonda, a polpa da pitomba é esbranquiçada, suculenta, de sabor agridoce.

Nativa da região Amazônica, essa espécie possui folhas abundantes e flores pequenas na cor brancas, dependendo da região, a planta floresce entre agosto e outubro ou de janeiro até março.

Apesar de pequena, a pitomba é fonte de vitaminas, fibras e outras propriedades, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Por isso, hoje vamos mostrar quais os principais benefícios da pitomba para a saúde, e como consumi-la da melhor forma. Confira!

Benefícios da pitomba

O consumo da pitomba pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico contra doenças infecciosas. Além disso, essa fruta é rica em vitaminas e substâncias nutritivas, o que ajuda a manter o sistema imunológico mais forte, ideal para prevenir o organismo de doenças e resfriados.

A pitomba ainda promove benefícios ao sistema vascular e proteção óssea, prevenindo o envelhecimento precoce e auxiliando no processo de cicatrização. Além disso, essa fruta é fonte de vitaminas A, B e C, além de cálcio, fósforo e ferro.

O consumo regular da pitomba ainda beneficia o funcionamento do intestino, combatendo a constipação intestinal, por ser um alimento rico em fibras.

Como consumir

A fruta é consumida principalmente in natura, entretanto, sua polpa é muito utilizada no preparo de doces, geleias e licores. Além disso, para consumir ela fresca, basta quebrar a casca usando alguma ferramenta e pronto!
Agora que você conhece os benefícios da pitomba, que tal inserir essa fruta na sua alimentação?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS