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JBS amplia frota de caminhões elétricos
O avanço é resultado da expansão da No Carbon.
A JBS (JBSS3) multiplicou por sete sua frota de caminhões 100% elétricos nos últimos três anos, contribuindo para evitar a emissão de mais de 5,2 mil toneladas de dióxido de carbono no período. A quantidade de CO₂ que deixou de ser lançada na atmosfera equivale à absorção anual de 237 mil árvores adultas ou a 1.080 voltas ao redor do mundo em um automóvel.
O avanço é resultado da expansão da No Carbon, empresa do grupo JBS dedicada à locação e gestão de caminhões elétricos. Desde sua criação, a frota cresceu para 281 veículos, que atendem as operações das marcas Friboi e Seara em todas as regiões do Brasil. Apenas em Santa Catarina, cinco caminhões estão em atividade — quatro em Itajaí e um em Gaspar. Até agora, os veículos da No Carbon já percorreram mais de 12,5 milhões de quilômetros.
Para a JBS, o investimento em Veículos Urbanos de Carga (VUC) elétricos representa mais do que uma ação sustentável — trata-se de uma estratégia para ganhar eficiência operacional. “Investir em soluções sustentáveis alia compromisso ambiental e eficiência, contribuindo para a redução de impactos e a otimização das operações”, afirma Armando Volpe, diretor comercial da No Carbon na JBS.
Economia relevante em custos operacionais
Segundo Volpe, além da redução nas emissões de CO₂, os caminhões elétricos proporcionam uma economia relevante em custos operacionais e de manutenção, quando comparados aos modelos movidos a diesel. “É uma solução vantajosa para a JBS, para nossos parceiros e para o meio ambiente”, completa.
A No Carbon tem desempenhado papel fundamental na substituição gradual de caminhões a diesel usados por prestadores de serviço logístico da JBS, contribuindo para a eletrificação da frota nacional. De acordo com pesquisa da Geotab, plataforma de gestão de veículos parceira da No Carbon, a adoção de veículos elétricos no Brasil cresceu 173% entre 2022 e 2023.
Os benefícios da eletrificação também aparecem na performance dos veículos. Os caminhões elétricos aproveitam até 90% da energia disponível, enquanto os movidos a diesel usam apenas cerca de 30%. Com menos peças sujeitas a desgaste — como filtros, sistema de escapamento, correias e bicos injetores —, a manutenção é mais simples, até sete vezes mais barata, e menos frequente, aumentando a disponibilidade da frota.
Os modelos operados
Os modelos operados pela No Carbon transportam até 3 toneladas, são equipados com baús frigoríficos independentes da bateria principal e oferecem autonomia de até 150 quilômetros, ideais para entregas urbanas. A operação ainda conta com monitoramento via telemetria e georreferenciamento, reforçando os ganhos em segurança e controle logístico.
O uso de caminhões elétricos está alinhado com os princípios do GHG Protocol, metodologia internacional para mensuração de emissões de gases de efeito estufa, e reforça os compromissos de sustentabilidade da JBS.
Com operações em mais de 20 países, a JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo, com mais de 280 mil colaboradores. No Brasil, são 158 mil empregados em unidades industriais e escritórios. Seu portfólio inclui marcas como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride e Moy Park. Além do setor de alimentos, a empresa investe em negócios complementares como couros, biodiesel, colágeno, produtos de higiene e limpeza, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.

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