Empresas
Magia da Logística iFood: Como Seu Pedido Chega até Sua Mesa?
É curioso e quer saber qual o caminho que seu pedido do iFood faz até chegar a você? Conheça o segredo de logística que foi revelado.
O iFood é um aplicativo de entrega de alimentos que funciona como ponte entre o cliente e o restaurante e também entre o restaurante e o entregador.
Dessa forma, o seu pedido passa por um grande sistema logístico até chegar a você com o máximo de rapidez possível. Se você é curioso e quer descobrir qual a tecnologia utilizada pela plataforma para que a logística de entrega sempre seja a melhor, acompanhe a matéria.
O aplicativo contempla cerca de 1.200 cidades brasileiras, atualmente, e são cerca de 60 milhões de pedidos que são feitos e entregues através da plataforma todos os meses. Dessa forma, a tecnologia utilizada pelo iFood deve ser sempre de primeira linha.
Como o app funciona?
Assim que o pedido é feito, o aplicativo notifica o motorista que está mais próximo do ponto de retirada, dessa forma, o tempo de percurso até o restaurante é bem menor.
Para lojas que geralmente têm uma alta demanda, ainda se pode haver a criação de um vínculo para o entregador, por meio de um operador de logística que fica dentro do próprio iFood.
Para que tudo isso seja possível, a tecnologia utilizada é a de algoritmo, também responsável por avaliar boas práticas no uso do aplicativo por parte dos entregadores, os agendamentos de entrega, distância, peso e tamanho da embalagem e, é claro, a forma de pagamento.
Para conseguir uma melhor logística, entregadores que trabalham de bicicleta são direcionados a pedidos mais leves e com um percurso menor. Já os entregadores que utilizam motos e carros são direcionados a pedidos maiores, mais pesados e com distâncias maiores do restaurante.
O iFood também pretende começar um sistema de avaliação. Dessa forma, os motoristas poderão ser avaliados pelos clientes. Assim, aqueles que tiverem uma melhor pontuação poderão receber mais pedidos enquanto estiverem disponíveis no app.
Dessa maneira, é possível entender que todo o processo de escolha do entregador é regado de tecnologia para oferecer uma melhor experiência ao cliente, é claro, sempre pensando nos entregadores e no seu bem-estar. A tecnologia do IFood continua evoluindo para melhor atender clientes e colaboradores.

-
Finanças19 horas atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Política2 dias atrás
Descubra o que é ‘agenda woke’ e por que Trump quer combatê-la
-
Finanças2 dias atrás
Três melhores carnes de 2ª que fazem um churrasco de 1ª
-
Bancos2 dias atrás
Quem pode usar as salas vips dos bancos em aeroportos?
-
Tecnologia1 dia atrás
Bomba! Falha no ChatGPT gera ataques cibernéticos em larga escala contra bancos
-
Mundo2 dias atrás
Estudo descobre quais são as 20 cidades mais poluídas do mundo
-
Política2 dias atrás
Risco de guerra na Europa atinge níveis alarmantes, alerta França
-
Mercado de Trabalho18 horas atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria