Conecte-se conosco

Economia

Minha Casa, Minha Vida: Entrada grátis? Governo estuda a oportunidade!

Governo Federal possui planos de zerar a entrada para o grupo de baixa renda (faixa um) do programa Minha Casa Minha Vida.

Publicado

em

Minha Casa Minha Vida moradia

Para quem não sabe, a compra da tão sonhada casa própria através do programa Minha Casa, Minha Vida não é feita de modo gratuito, já que a pessoa precisa realizar o pagamento das parcelas do financiamento.

Mas o programa de habitação tem como objetivo promover condições especiais para que as famílias consigam arcar com os custos da aquisição. Alguns dos benefícios são as taxas menores e agora também é possível realizar o pagamento da compra sem entrada.

Isso quer dizer que a família interessada vai precisar arcar apenas com as parcelas do financiamento, não precisando pagar nenhum valor a mais por isso.

Financiamento sem entrada

Uma das propostas da equipe do Ministério das Cidades, principal responsável pelo programa, é justamente oferecer o financiamento sem entrada para as famílias que recebem uma renda total de R$ 2.640. Essas estão dentro da Faixa 1.

É válido lembrar que famílias incluídas nessa faixa já recebem recursos que podem chegar até 95% do preço do imóvel. José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), diz:

É comum que essas famílias [da Faixa 1] não tenham dinheiro para a entrada, pois hoje já pagam o aluguel, e o Brasil não tem cultura de poupar. Se a entrada for zero, essas pessoas poderão então passar a pagar a parcela [do financiamento subsidiado] em vez do aluguel.

Faixa 1 do programa

O principal objetivo agora é conseguir parcerias através dos governos estaduais e também municipais, pois, dessa forma, o valor total da entrada passará a ser responsabilidade do poder público. Outra solução também seria alguns dos recursos oferecidos pelo FGTS.

O benefício visa facilitar o financiamento principalmente das famílias de Faixa 1. A ideia está em análise desde o último governo, comandado por Jair Bolsonaro (PL). O grupo possui um investimento maior porque a renda deles é menor, inviabilizando arcar com os custos do programa nos moldes atuais.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS