Conecte-se conosco

Automobilística

Mito ou Verdade: Pode misturar diesel à gasolina para economizar?

A prática está sendo incentivada em alguns materiais divulgados na internet. Por isso, não misture óleo-diesel e gasolina antes de ler este texto.

Publicado

em

Afinal de contas, misturar um pouco de óleo diesel na gasolina compensa? Será que essa prática realmente faz economizar combustível? Bom, é isso o que muitas pessoas têm falado pela internet. Contudo, a resposta é uma só: não.

Leia mais: Carro popular? Pandemia faz preço do Kwid e Mobi chegar aos R$ 60 mil

Além de não funcionar para economizar combustível, a prática pode ser extremamente prejudicial. A presença de diesel em motores flex ou à gasolina pode causar danos irreparáveis.

Mito

A hipótese foi levantada a partir de um vídeo onde a pessoa coloca diesel S10 no tanque do carro à gasolina. Contudo, a ação não apenas é ineficiente como é altamente não recomendada por especialistas.

É preciso ter em mente que a forma de combustão dos combustíveis é diferente. A gasolina e o etanol “explodem” ao entrarem em contato com uma fagulha do motor. Enquanto isso, o óleo diesel explode ao ser comprimido dentro da máquina.

Danos irreparáveis

Ao adicionar o óleo diesel na gasolina comum, os níveis de octanagem original da gasolina diminuem. Essa queda brusca acaba gerando um movimento chamado de “pré-ignição”. 

Basicamente, a mistura de ar com combustível entra em combustão antes do cilindro terminar seu movimento. Isso causa danos irreparáveis ao motor do carro. Aliás, o uso contínuo do procedimento pode motivar a troca completa do motor do carro.

Aqui, vale a pena lembrar que a pré-ignição, foi a provável culpada pelos incêndios em Chevrolet Onix. Isso reforça a gravidade do problema ao querer misturar diesel e gasolina.

A única mistura de combustíveis possível é aquela entre gasolina e etanol. Mas isso só pode ser feito em veículos que tenham motor flex. Esse tipo de motorização foi construído para aguentar o abastecimento com ambas opções.

Caso o motorista acrescente etanol em um motor exclusivamente a gasolina, outros problemas acontecem. O motor não renderá o suficiente, a partida ficará dificultada, principalmente em dias frios. Além disso, uma série de outros problemas podem aparecer em um período de longa exposição.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS