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Economia

Motoristas da Uber e 99 relatam dificuldades e justificam cancelamentos

Cancelamento de corridas e dificuldades em conseguir uma viagem em aplicativos de transporte aumentaram nos últimos meses.

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Os usuários de aplicativos de transporte têm sofrido para conseguir uma corrida nos últimos meses. A alta nos preços dos combustíveis é um dos principais motivos para que muitos motoristas cancelem ou até deixem de aceitar corridas que não compensam financeiramente.

Leia mais: Preço médio da gasolina tem novo aumento pela sexta semana consecutiva

É bastante fácil encontrar pessoas reclamando sobre o assunto nas redes sociais. Ao passo que o preço nas bombas sobe todos os dias, os motoristas optam por evitar chamadas que vão causar prejuízo e alguns até abandonam a profissão.

Além do preço da gasolina, que já acumula alta de 27,5% no ano, os profissionais citam questões como segurança, horário e trânsito.

“Dependendo da distância, o motorista evita a corrida, pois não compensa. Vou dar um exemplo para você. Saio para pegar o usuário em uma distância de 3 km e a viagem dele é de 2 km. É prejuízo na certa, pois tenho todo um custo que ninguém olha”, disse Jeferson Garcia, motorista de aplicativo.

Outro condutor, que pediu para não ser identificado, falou sobre a insatisfação comum com solicitações feitas em supermercados.

“É um problema que temos que enfrentar, pois em alguns casos a viagem é bem curta e temos que carregar as compras para dentro da casa. Nesse período perdemos boas corridas e se recusarmos de ajudar o usuário, recebemos nota baixa que prejudica no desempenho”, lamentou.

Punições

Tanto a Uber quanto a 99 adotam uma política de punição a motoristas que cancelam várias corridas seguintes.

“Se estiver abaixo de 50% no domingo, na segunda-feira não consegue trabalhar. Se permanecer por 3 semanas consecutivas, o motorista é suspenso por 3 dias, depois 7 e pode ser expulso do aplicativo caso venha a ficar com a taxa de aceitação baixa”, explicou Paulo Sérgio de Lima, representante dos motoristas cadastrados nas plataformas.

A Uber alegou que a política visa evitar fraude e manter o “bom funcionamento da plataforma”. Já a 99 garantiu que os condutores tem liberdade para escolher corridas e jornada, mas que cancelamentos excessivos geram ônus.

Possível solução

Para solucionar a questão, as empresas prometem aumentar a taxa repassada aos motoristas parceiros, mas sem comprometer o bolso dos usuários. Líder do mercado, a Uber analisa um reajuste de 10% a 25% para os motoristas de algumas regiões. Na 99, os ganhos já foram reajustados em 20 regiões metropolitanas, segundo a própria empresa.

“O objetivo é manter o equilíbrio da plataforma, possibilitando que a população também continue tendo acesso a um meio de transporte financeiramente viável, seguro e eficiente. Os estudos continuam e os reajustes de ganho para os motoristas devem seguir expandindo para outras cidades nos próximos meses. É importante destacar que o reajuste do repasse aos motoristas parceiros, entre 10 a 25%, será subsidiado pela 99”, afirmou em nota.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

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