Cotidiano
O que fazer quando uma encomenda não chega no prazo-limite de entrega?
Atraso nas entregas de encomendas pode trazer prejuízos e estresse. Saiba como identificar os problemas e resolver a situação.
O cenário é familiar para muitos: a expectativa de receber uma encomenda feita pela internet é frustrada quando ela não chega. Além do impacto financeiro, buscar soluções pode ser uma fonte de estresse significativo para o comprador.
Compreender os motivos por trás de atrasos e extravios é crucial para enfrentar a situação de maneira eficiente.
A primeira etapa para solucionar o problema é localizar sua encomenda. O governo federal orienta que, inicialmente, seja verificado o rastreamento da compra.
É essencial saber se a transação foi realizada em um site nacional ou internacional, pois isso determina a abordagem a ser seguida.
O que fazer quando uma encomenda não chega?
Para compras internacionais, o código de rastreamento deve ser consultado na plataforma onde a transação foi realizada. No Brasil, os Correios e várias empresas de courier cuidam do transporte de pacotes internacionais.
Caso o prazo de entrega não tenha sido respeitado, é indicado contatar o site do vendedor.
Se sua compra não chegou, o problema pode estar relacionado a questões de documentação. A ausência de CPF ou documento irregular, por exemplo, pode impedir a liberação do pacote.
Portanto, certifique-se de que seus dados estejam corretos e regularmente cadastrados na Receita Federal antes de qualquer ação. Para resolver essas situações, o governo oferece um guia detalhado em seu portal oficial.
Fiscalização e impostos
Algumas encomendas ficam retidas para análise pela Receita Federal ou outros órgãos anuentes, como Anvisa e Ibama. Para prosseguir, é necessário aguardar a conclusão da fiscalização.
Além disso, compras internacionais podem exigir o pagamento de impostos antes da liberação do produto.
O pagamento dos impostos é feito no momento da compra em sites certificados ou posteriormente no site dos Correios ou da empresa de courier. Após a quitação, o pacote deve ser liberado para entrega. Caso contrário, entre em contato com o transportador para verificar o status.
Em caso de extravio ou danos, a responsabilidade pela resolução recai sobre os Correios ou a empresa de courier. Nesse cenário, o consumidor deve buscar informações e, se necessário, registrar uma reclamação para reivindicar seus direitos.

-
Empresas1 dia atrás
Mastercard pagará indenização por cobranças indevidas a milhões de consumidores
-
Economia2 dias atrás
Quais países cobram mais impostos sobre consumo? Veja o ranking
-
Política1 dia atrás
Mudança no Código Civil pode autorizar condomínio a proibir Airbnb
-
Investimentos1 dia atrás
Quer se aposentar sem depender do INSS? Conheça a Regra dos 300 salários
-
Empresas1 dia atrás
Receita Federal altera formato do CNPJ de empresas. Qual o motivo?
-
Investimentos1 dia atrás
Mundial de Clubes FIFA: vale a pena apostar nos times brasileiros?
-
Agronegócio2 dias atrás
Sempre-viva: conheça curiosidades sobre a flor que não murcha
-
Investimentos9 horas atrás
Como fica a tributação dos CDBs após mudanças anunciadas pelo governo?