Conecte-se conosco

Saúde

O retorno do Mais Médicos e as novas diretrizes do programa

O programa Mais Médicos, lançado durante o governo Dilma Rousseff, está de volta com o retorno do presidente Lula. Veja algumas mudanças do projeto que busca promover a saúde no país.

Publicado

em

Desde que o atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciou o seu terceiro mandato, novas medidas focadas em pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica foram estabelecidas. Uma delas é a volta do programa Mais Médicos.

O projeto, contudo, não é de autoria do presidente Lula. Ele foi lançado em 8 de julho de 2013 pelo governo Dilma Rousseff. Naquela época, a ex-presidente foi criticada por trazer médicos de origem cubana para atuar no Brasil. Dessa vez, porém, o programa conta com mudanças em sua estrutura.

A ação do programa busca oferecer atendimento médico, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a mais de 96 milhões de brasileiros que precisam desses recursos.

Programa Mais Médicos 2023

Segundo Lula, o governo federal pretende investir cerca de R$ 712 milhões no programa, com o objetivo de contratar 15 mil profissionais da área da saúde. Sendo assim, o total de profissionais do Mais Médicos chegaria a 28 mil, um número recorde de contratações.

Dessa vez, o foco será contratar médicos que já trabalhem no Brasil. Porém, se não houver demanda, o Mais Médicos poderá buscar brasileiros formados no exterior. Se, ainda assim, faltarem profissionais, o governo entrará em contato com médicos do campo internacional.

Na cerimônia de lançamento do programa Mais Médicos, o presidente Lula explicou como vai funcionar a seleção dos profissionais:

“O nosso objetivo não é saber a nacionalidade do médico, mas a nacionalidade do paciente, que é um brasileiro que precisa de saúde.”

Novas regras para se candidatar ao programa

No mês de março, o governo vai lançar um edital com 5 mil vagas para o Mais Médicos. Depois que todas estiverem preenchidas, outras 10 mil também serão ofertadas. O objetivo é alcançar os municípios interessados em fazer parte do programa.

A nova versão do Mais Médicos também conta com uma série de benefícios. Os médicos que participarem da ação poderão se especializar por meio de um mestrado de duração de até quatro anos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS