Conecte-se conosco

Saúde

Os Segredos Sujos das Buchas: Como Elas Estão Sabotando Sua Higiene no Banho!

Se você é daquelas pessoas que utilizam bucha no banho, é melhor repensar essa atitude; descubra o porquê!

Publicado

em

Os banhos são essenciais para a higiene pessoal e o bem-estar. Um bom banho relaxante no fim de um dia estressante e cansativo é uma das melhores coisas do mundo.

Durante o banho, limpamos a pele, removemos suor e impurezas, relaxamos os músculos e melhoramos nosso humor. Contudo, muitas pessoas usam buchas e esponjas para se limpar, o que pode não ser tão benéfico quanto se imagina.

O uso desses materiais pode trazer riscos à saúde, além de outros fatores que explicaremos a seguir.

Buchas e esponjas: aliadas ou vilãs?

Muitos utilizam esses acessórios nos banhos diários, buscando deixar a pele mais macia e renovada. No entanto, o atrito excessivo pode danificar a camada protetora da pele, tornando-a mais sensível e vulnerável a fatores externos.

Além disso, buchas e esponjas podem acumular bactérias, fungos e outros micro-organismos, que podem causar infecções, irritações e alergias na pele. Isso ocorre porque, normalmente, elas ficam expostas na área do chuveiro entre um uso e outro.

Esses objetos também não limpam tanto quanto se pensa, já que a sujeira do corpo pode ficar presa neles e ser reintroduzida na pele no próximo banho.

O ambiente do chuveiro e a própria bucha criam um cenário perfeito para a proliferação de bactérias, que se alimentam de matéria orgânica e prosperam em condições úmidas e com pouca circulação de ar.

Dicas

Se você não quer abrir mão da bucha, mesmo conhecendo os potenciais riscos, seguem algumas dicas que podem tornar seu uso um pouco mais seguro, apesar da recomendação ser tomar banho apenas com sabonete comum e usar as próprias mãos para se higienizar.

  • Utilize água sanitária: mergulhe a bucha em uma solução com 5% de água sanitária para matar as bactérias;
  • Tire a bucha do banheiro: deixe a bucha secar em um ambiente menos úmido e com boa circulação de ar;
  • Micro-ondas: ocasionalmente, coloque a bucha no micro-ondas por 20 segundos (sem objetos que possam derreter ou pegar fogo), desde que ela esteja totalmente úmida e NÃO seja de plástico;
  • Troque de bucha: substitua-a periodicamente, principalmente se mudar de cor ou apresentar um cheiro diferente.”

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS