Conecte-se conosco

Economia

Paraná firma acordo com Rússia para produção de vacina contra Covid-19

Governo paranaense divulgou acordo com estatal russa para tripé de fabricação, produção e distribuição da vacina Sputnik V.

Publicado

em

Vacina Covid-19

De acordo com o governo do Paraná, foi firmado um convênio com a Rússia para produção da vacina Suptnik V, contra a covid-19. A nomenclatura atribuída ao imunizante faz menção ao primeiro satélite lançado ao espaço, enviado pela União Soviética, em 1957.

A assinatura está prevista para esta quarta, devendo ser feita pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e o embaixador da Rússia no Brasil, Serguei Akopov. Após isso, o governo alega que a próxima fase é o compartilhamento do protocolo russo com a Anvisa, para que sejam liberadas as outras fases.

Nesta terça-feira, 10, o presidente Vladimir Putin declarou que a Rússia se tornou o primeiro país do mundo a ter aprovação regulatória para uma vacina contra o novo coronavírus, depois de dois meses de testes em humanos. A ação é aclamada por Moscou como representação de eficiência científica.

O desenvolvimento do antídoto abre as portas para a imunização em massa dos russos, ainda que o estágio final de testes clínicos para averiguação da segurança e eficácia estejam em andamento.

A corrida da Rússia para lançar a vacina significa determinação em liderar a busca global por um produto eficaz. Porém, ao mesmo tempo, eclode temor do país estar dando lugar ao prestígio nacional em detrimento da ciência e da segurança. De qualquer modo, Putin afirmou, em reunião governamental na televisão estatal, que a vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou possui o selo de segurança e chegou a ser administrada em uma de suas filhas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS