Conecte-se conosco

Saúde

PERIGO! Saiba como identificar alimentos impróprios para consumo

Aprenda a identificar alimentos estragados e evite intoxicações alimentares e outros problemas. Confira detalhes!

Publicado

em

Você conhece os riscos de consumir alimentos impróprios ou estragados? Pois saiba que são muitos e que intoxicação alimentar é um problema sério!

Isso porque ela quase sempre gera desconfortos, dores, náuseas e fadiga excessiva, podendo em alguns casos, evoluir para complicações mais severas.

Desse modo, a melhor forma de evitar esse tipo de situação é aprendendo a identificar alimentos contaminados. Para isso, acompanhe as principais dicas!

  1. Frutas não devem ter manchas ou furos

Cada fruta possui uma característica diferente, mas, ainda assim, algumas dicas podem ser aplicadas em todos os casos. De uma forma geral o ideal é observar manchas e furos que mostram que o alimento não está tão bom.

Também vale observar se há a presença de áreas verdes de fungo. A higienização é muito importante e ajuda a evitar inúmeras problemas. Por isso, lave bem frutas e verduras antes do consumo.

  1. Sinta o cheiro do leite para saber se azedou

O leite é bem fácil de identificar, já que fica com um forte cheiro de azedo. De uma forma geral, a bebida dura 3 dias depois de aberta na geladeira. Por isso, sempre que abrir, consuma rápido!

  1. Queijo estragado muda de textura

Queijo estragado também é fácil identificar, já que tanto o cheiro quanto a textura mudam. Se o queijo é branco e ficou amarelado, por exemplo, pode descartar.

O mesmo vale para os firmes que ficam molengas ou o contrário. Além disso, se aparecem manchas verdes nem precisa pensar duas vezes: o alimento está contaminado!

  1. Se o ovo boia na água, ele está estragado

Se você colocar o ovo em um copo de água e ele não afundar, pode descartar! Isso se dá porque o ovo é um alimento composto principalmente de água e com casca porosa.

Conforme o ovo vai envelhecendo, ele perde a quantidade de água em seu interior e cria uma bolsa de ar que é responsável por fazer que o ovo flutue na água, além de que sua casca fica turva e escurecida.

  1. Carne vermelha está estragada quando muda de cor

A carne deve estar bem avermelhada. Se o seu tom começou a mudar é melhor ficar atento, porque é possível que ela esteja estragada.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS