Conecte-se conosco

Educação

Plano mestre para tirar mil na redação do Enem 2023: professora revela tudo

Confira como conquistar a tão sonhada nota máxima da redação do Enem seguindo algumas dicas para cada competência avaliada pela banca.

Publicado

em

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é simplesmente uma das partes mais importantes e desafiadoras da prova, já que exige dos candidatos habilidades de leitura, interpretação, escrita e argumentação.

Por isso, muito estudantes sonham em conquistar a nota máxima na redação, que é 1000, mas sabem que isso não é uma tarefa fácil. Realmente, pode até ser difícil, mas é importante ressaltar que não é, em hipótese alguma, impossível.

Pensando nisso, resolvemos separar algumas dicas para se dar bem em cada uma das cinco competências avaliadas pelos corretores da redação. No total, são dois corretores independentes, que avaliam e somam as cinco competências. Caso haja uma discrepância muito grande, é consultado um terceiro.

Como se dar bem em cada uma das competências da redação no Enem 2023

Norma padrão da língua portuguesa

Aqui o que será avaliada é a competência do estudante de demonstrar conhecimento e habilidade no uso formal da língua portuguesa em sua modalidade escrita. Para atingir a nota máxima nesse critério, é preciso ter uma estrutura sintática excelente, com, no máximo, dois equívocos gramaticais ou de convenção da escrita.

Então, para se dar bem aqui é fundamental estudar e conhecer todas as regras gramaticais, além de conhecer seu método de escrita e, consequentemente, quais os erros mais comuns que comete.

Compreensão e desenvolvimento do tema

Para ir bem nesse quesito é preciso compreender a proposta da redação e trazer conceitos de diferentes áreas do conhecimento para auxiliar na elaboração do tema, demonstrando possuir um repertório suficiente para embasar as ideias.

O participante deve ser capaz de seguir a estrutura do gênero dissertativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão no decorrer dos parágrafos, além de abordar todo o tema e seus aspectos essenciais. É importante também usar dados, referências e exemplos pertinentes para solidificar a argumentação.

Projeto de texto de desenvolvimento das informações

A competência avalia a capacidade de analisar, selecionar e interpretar informações para sustentar um ponto de vista. Costuma ser o tópico mais desafiador para os candidatos, já que exige o desenvolvimento estratégico de ideias, não obstante a integração coerente com o tema proposto na frase-chave.

Coesão textual

Aqui, nada mais é do que a capacidade de apresentar o conhecimento do uso adequado de elementos de coesão na estrutura do texto, sendo três critérios principais os analisados: uso correto de elementos coesivo, sua presença expressiva e a não repetição.

Proposta de intervenção

Por fim, esse último critério representa a capacidade de trazer uma “solução” para o problema abordado, sempre respeitando os direitos humanos. Aqui, são analisados cinco elementos para que a proposta seja considerada completa, sendo eles: ação, agente, meio, efeito e detalhamento.

Resumo

Estudando muito bem a composição da nota da redação com as dicas aqui expostas, praticando a escrita e se mantendo atualizado das novidades ao redor do mundo, você estará preparado para fazer uma redação digna de nota 1000 no Enem.

Lembre-se de que, com dedicação, prática e aprimoramento constante, você estará cada vez mais próximo de atingir a pontuação máxima, deixar sua marca na redação do Enem e conquistar a tão sonhada vaga na faculdade.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS