Conecte-se conosco

Empresas

Proposta que permite Uber tratar motoristas como independentes é aprovada na Califórnia, indica projeção

Uber, Lyft e empresas do ramo estão definindo os termos de empregos na ‘gig economy’ que ajudaram a criar.

Publicado

em

Uma projeção do provedor de dados Edison Research divulgada nesta quarta-feira mostrou que eleitores da Califórnia aprovaram uma proposta da Uber e suas aliadas para considerar motoristas e entregadores de aplicativos como trabalhadores independentes.

A campanha mais cara da história do Estado parece ter dado resultado, permitindo que Uber, Lyft e empresas do ramo definam os termos de empregos na ‘gig economy’ que ajudaram a criar. Caso perdessem, algumas das empresas afirmaram que deixariam a Califórnia.

A Proposta 22 é resultado de anos de disputas legais e legislativas a respeito de um modelo de negócios que permitiu a milhões de pessoas realizar pedidos de comida ou transporte utilizando apenas um aplicativo.

Após a projeção da Edison Research, os números estaduais mostraram a aprovação da proposta com 58% a favor e 42% contra a medida. Cerca de 95% dos distritos divulgaram os votos pelo menos parcialmente, mas os resultados estão incompletos e precisam ser certificados.

Nesta quarta-feira, as ações da Uber disparavam 12% antes da abertura do mercado, enquanto as da Lyft subiam 16%. Ao lado de DoorDash, Instacart e Postmates, as empresas investiram mais 205 milhões de dólares na campanha pela aprovação.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS