Economia
Quer Auxílio Gás? veja se você se encaixa
Para receber esse auxílio, é necessário atender a alguns requisitos essenciais. Saiba quais são e como verificar se sua família pode ser beneficiada!
Já ouviu falar sobre o Auxílio Gás e está se perguntando se você ou alguém que conhece tem direito a esse benefício? Essa é uma dúvida comum, uma vez que esse programa social, criado pelo Governo Federal e em funcionamento desde 2021, tem o propósito de auxiliar famílias de baixa renda a enfrentar os gastos com o gás de cozinha. Mas, quais são os critérios para ser um beneficiário e como isso tudo funciona?
Requisitos para receber o Auxílio Gás
Para receber esse auxílio, há alguns requisitos importantes a serem cumpridos. Em primeiro lugar, o programa é destinado às famílias que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
O CadÚnico é um registro que reúne informações sobre as famílias em situação de vulnerabilidade social. Para se qualificar, a renda familiar per capita (por pessoa) deve ser de até meio salário mínimo, e a renda total da família não pode ultrapassar três salários mínimos.
Para se inscrever no CadÚnico e verificar se você se encaixa nos critérios, é possível procurar um dos seguintes locais:
- Centro de Referência de Assistência Social (Cras);
- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
- Ou o posto de atendimento do CadÚnico mais próximo. Lá, você pode fornecer as informações necessárias para a avaliação do programa.
A inscrição no CadÚnico é um passo importante, mas não garante automaticamente que você receberá o Auxílio Gás. A disponibilidade de orçamento para o programa no mês, juntamente com o número de famílias atendidas na região e em situação de vulnerabilidade, afeta a seleção dos beneficiários.
A boa notícia é que você pode verificar se sua família foi contemplada com o Auxílio Gás de maneira simples. Basta acessar o aplicativo do Bolsa Família ou ligar para o número 111 da Caixa Econômica Federal. Esses canais fornecerão informações sobre o status da sua inscrição.
Mas quanto é pago no Auxílio Gás?
O valor do benefício é calculado com base na média do preço nacional do botijão de gás de 13 kg. Recentemente, o valor tem sido de R$ 100, com pagamentos alinhados ao calendário do Bolsa Família. Neste ano, os benefícios foram pagos em fevereiro, abril, junho, agosto e outubro, com o último pagamento do ano programado para dezembro.
No momento, o Auxílio Gás está ajudando mais de 5,3 milhões de famílias em todo o território brasileiro. A escolha dos beneficiários é feita a cada bimestre, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Cidadania, que engloba o Desenvolvimento e Assistência Social, a Família e o Combate à Fome.
Adicionalmente, vale destacar que o Auxílio Gás é concedido de forma imediata para mulheres que sofreram violência doméstica e estão sob medidas de proteção.

-
Tecnologia14 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da JBS salta 77,6% no 1TRI25, para R$ 2,9 bi
-
Economia2 dias atrás
Acordo entre China e EUA reduz tarifas comerciais e é elogiado por Lula
-
Carreira2 dias atrás
A IA pode se transformar no seu ‘coach de carreira’ perfeito; veja como
-
Curiosidades2 dias atrás
Saiba por que brasileiros têm chamado Portugal de ‘Guiana Brasileira’
-
Economia2 dias atrás
INSS: Congresso recebe pedido para instalação de CPMI
-
Investimentos1 dia atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista