Economia
Receita Federal e B3 lançam ferramenta para cálculo de Imposto de Renda na bolsa
Trata-se da ReVar.
Os investidores da B3 contam, agora, com uma nova calculadora para facilitar a declaração de operações na bolsa. Desenvolvida em parceria entre a Receita Federal e a B3, a ferramenta, chamada ReVar, auxilia na apuração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) incidente sobre investimentos em renda variável, como ações, fundos imobiliários, ETFs e BDRs.
Disponível na Área do Investidor da B3, o uso da calculadora é gratuito, mas exige autorização para compartilhamento de informações entre a bolsa e a Receita Federal. A funcionalidade será liberada no 10º dia do mês seguinte ao da autorização. Por exemplo, quem permitir o compartilhamento de dados em dezembro poderá utilizar a calculadora a partir de 10 de janeiro.
Com base nas informações fornecidas pelas corretoras, o ReVar processa automaticamente os dados das operações realizadas, calculando ganhos ou prejuízos líquidos. Quando houver lucro e cobrança de imposto sem retenção na fonte, a ferramenta gera o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento.
Imposto de Renda na bolsa
O processo começa com o investidor acessando a Área do Investidor da B3 para autorizar o compartilhamento de dados com a Receita Federal, conforme os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O cálculo e a emissão do Darf são realizados no portal e-CAC da Receita.
Além de ações e fundos imobiliários, o ReVar abrange Fundos de Agronegócio (Fiagros), ETFs e BDRs. Futuramente, a ferramenta também incluirá recursos para o cálculo de eventos corporativos, como grupamentos de ações e pagamento de proventos, e será integrada à declaração pré-preenchida de IR.
Benefícios e passos para uso
A Receita Federal e a B3 estimam que a calculadora beneficiará cerca de 4 milhões de investidores brasileiros. A seguir, os passos para utilização:
- Acessar o ReVar na Área do Investidor da B3
- Localize o serviço em: Serviços >> Calculadora de IR >> ReVar – Receita Federal.
- Autorize o compartilhamento de dados.
- Etapa no portal e-CAC da Receita Federal
- Acesse: Declarações e Demonstrativos >> Apurar Imposto sobre a Renda Variável.
- Informe o custo de aquisição dos ativos e possíveis prejuízos acumulados.
- Explorar o sistema
- Após configurar a posição inicial, o sistema oferece guias como Início, Resolução de Pendências e Extrato de Operações.
- O resultado mensal é exibido, indicando se há imposto a recolher. Valores inferiores a R$ 10 acumulam para os meses seguintes.
- Gerar o Darf
- Clique no botão “Gerar DARF”. O sistema abrirá uma nova aba no navegador com o documento pronto para pagamento, incluindo código de barras e QR Code para uso do Pix.
A Receita Federal e a B3 trabalham para expandir as funcionalidades, incluindo o mercado futuro e a integração com eventos corporativos, trazendo mais praticidade aos investidores.
(Com Agência Brasil).
-
Saúde1 dia atrás
CHOCANTE! Veja as fotos do bilionário que tentou parecer mais jovem e se deu mal
-
Política2 dias atrás
Europa já se prepara para possível Terceira Guerra Mundial
-
Agronegócio2 dias atrás
Anvisa alerta: fruta muito consumida no Brasil tem agrotóxicos além do permitido
-
Finanças19 horas atrás
Só vão ocupar espaço: 5 eletrodomésticos totalmente dispensáveis
-
Moedas2 dias atrás
Erro em moeda de 1 real pode valer até R$ 500; confira
-
Finanças1 dia atrás
Imóvel financiado: quem paga a dívida se o dono falecer?
-
Agronegócio2 dias atrás
Como cultivar bambu-da-sorte na água? Com este guia, é impossível errar!
-
Curiosidades2 dias atrás
Conheça as 3 mansões mais luxuosas (e caras) do Brasil