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Reels para VIP: Instagram cria 'botão mágico' para te libertar do algoritmo

A partir de agora, usuários terão maior autonomia e poderão mudar as características da timeline, livrando-se dos conteúdos recomendados.

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A timeline com conteúdos desconhecidos está com os dias contados no Instagram. O CEO da plataforma, Adam Mosseri, fez um anúncio ne terça-feira (12) que vai agradar bastante quem odeia receber conteúdos, ou melhor, sugestões de conteúdo de pessoas ou perfis que não segue.

Segundo ele, o Reels do Instagram vai ganhar um novo botão para deixar a timeline ainda mais personalizada e com a cara do usuário. Isso quer dizer que, a partir de agora, é possível ter um controle maior e configurar para que se receba apenas o conteúdo das pessoas que você segue.

As modificações, no entanto, não param por aí. O aspecto temporal da timeline, também, será reforçado. As postagens mais recentes aparecerão primeiro, o que vai agradar bastante os usuários saudosos do tempo em que as publicações seguiam a ordem cronológica de postagem.

O modo atual, com conteúdos diversos e mistura de vídeos de perfis seguidos e outros desconhecidos continuará disponível na plataforma. O acréscimo feito pelo Instagram dará, somente, um poder de escolha ao usuário. Ele poderá mudar o tipo de timeline, conforme o próprio interesse.

Com ativar

Para aplicar a novidade, você deve selecionar a aba do Reels e, em seguida, tocar no botão que fica no canto superior esquerdo. Feito isso, escolha a opção “Seguindo”. Isso será suficiente para que você veja o conteúdo somente de quem você segue.

Essa mudança é interessante, porque além de dar maior autonomia ao usuário, resolve, também, uma reclamação frequente em relação ao Instagram, que é sobre o poder de influência e recomendação do algoritmo da plataforma. Ao definir o modo “Seguindo”, você se livra dele.

De onde a ideia surgiu?

Essa ideia não foi algo que partiu espontaneamente da Meta, grupo empresarial que além do Instagram, possui ainda Facebook e WhatsApp. A empresa, na verdade, precisou incorporar a novidade para atender a uma regra do Ato de Serviços Digitais (DSA) da União Europeia.

Conforme o exposto no documento, exige-se que plataformas online ofereçam aos usuários a opção de desativar a recomendação personalizada sempre que eles desejarem.

Outra possibilidade futura e que já vem sendo avaliada pela companhia é a oferta de versões pagas e sem anúncio do Facebook e Instagram. A ideia é atender, novamente, a uma solicitação do parlamento europeu e evitar sanções no continente. Vale lembrar que a meta já foi condenada a pagar R$ 6 milhões por uso irregular de dados na Europa.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

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