Conecte-se conosco

Saúde

Refrigerante: o alerta surpreendente para a saúde masculina a longo prazo

Consumir refrigerantes em excesso tem efeitos colaterais, como aqueles quilinhos a mais, mas, para homens, também há mais um problema.

Publicado

em

refrigerante

O consumo em excesso de quase tudo pode vir a fazer mal ou ter efeitos colaterais, e isso não é diferente com os refrigerantes.

É quase de conhecimento geral que essas bebidas gasosas podem te fazer engordar uns quilinhos, além de não serem nada boas para a saúde. No entanto, homens devem se atentar a um efeito colateral que pode vir a atingi-los a longo prazo.

Esse efeito colateral que impacta apenas os homens foi descoberto graças a uma pesquisa chinesa. Como objeto de estudo, foram utilizados 150 camundongos machos, que foram observados por quinze dias. Esse estudo foi publicado na revista Acta Endocrinol.

Alguns dos camundongos utilizados nos testes consumiram duas marcas populares de refrigerante de cola, sendo essas a Pepsi e a Coca-Cola, em diferentes concentrações. Outros ratinhos consumiram apenas água para fins comparativos.

Em seus estudos, os pesquisadores começaram a perceber que o consumo de refrigerante em alguns casos aumenta os níveis de testosterona, que por sua vez pode causar um aumento nos testículos.

O aumento da massa dos testículos daqueles que beberam altas concentrações de Pepsi e também os que consumiram Coca-Cola foi significativamente maior.

Também foi notado pelos pesquisadores que os cobaias que beberam os refrigerantes puros apresentavam um nível maior de hormônios masculinos, como a testosterona.

Por mais que os efeitos colaterais a longo prazo dos refrigerantes ainda não sejam claros, os cientistas comentam:

Os resultados demonstraram que uma alta dose de Pepsi ou Coca-Cola pode promover o crescimento e desenvolvimento dos testículos.

Doenças que podem ser potencializadas pelo consumo de refrigerante

No entanto, não são apenas os homens que devem se preocupar em moderar o consumo das bebidas gasosas, visto que o consumo em excesso desse líquido pode contribuir para o desenvolvimento de diabetes, câncer e obesidade.

Já as mulheres também precisam se preocupar, visto que existem efeitos colaterais que as atingem de forma específica. Em testes com camundongos, foi observado que com o consumo em excesso da bebida os ovários acabam por encolher, o que pode causar preocupação quanto à fertilidade feminina.

Dessa forma, mesmo que se privar não seja a melhor opção, é importante sempre consumir a bebida de forma consciente.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS