Conecte-se conosco

Tecnologia

Treta: Governo nos EUA processa TikTok e Meta por viciar usuários

Briga na Justiça gera processos contra redes sociais no estado do Arkansas. Administração local acusa plataformas de prejuízos à saúde mental.

Publicado

em

A investida contra redes sociais, nos Estados Unidos, segue evoluindo. Depois da possibilidade de banimento do TikTok por suspeita de espionagem, a briga agora é sobre prejuízos à saúde mental.

O governo do estado do Arkansas entrou com um processo contra o aplicativo chinês e a companhia Meta, dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, por questões relacionadas a vício, conteúdos impróprios e privacidade.

Ao todo, três processos foram protocolados na Justiça e alegam que as empresas violam a Lei de Práticas Comerciais Enganosas do estado. O descumprimento pode resultar em aplicação de multas.

Diferenças entre os processos

A ação movida contra a Meta está relacionada, unicamente, ao impacto das redes sociais da empresa na saúde mental dos usuários mais jovens.

O governo do Arkansas alega que a implementação de botões de curtir, feeds intermináveis e outros recursos viciantes são feitos para manipular o cérebro dos usuários, acionando o lançamento de dopamina.

O segundo processo, movido contra o TikTok, aponta que a plataforma estaria enganando os usuários ao identificar-se como adequada para adolescentes nas lojas de apps.

Além disso, na ação, o TikTok é acusado de mostrar conteúdos impróprios para menores de 18 anos. O governo alega que a plataforma é consciente disso, porque na versão utilizada na China o mesmo não ocorre.

Privacidade

A terceira ação é movida contra a empresa controladora do TikTok, a ByteDance. O estado do Arkansas reforça as queixas que se espalham no país, relacionadas à privacidade dos usuários norte-americanos.

Basicamente, o governo local acusa a companhia de mentir ao dizer que não entregou dados de usuários para autoridades chinesas.

A mesma questão tem embasado processos e investigações em outras esferas da Justiça dos EUA, inclusive em âmbito federal.

Como lidar com o vício em redes sociais?

Caso você seja um daqueles que não conseguem se desgrudar das redes sociais e passam horas do dia conectados ou checando as publicações de outras pessoas, existem algumas táticas que podem amenizar isso:

Defina um limite de tempo

Tenha um horário específico para utilizar as redes sociais. Evite o uso durante a madrugada, pois isso pode prejudicar o seu sono ou descanso.

Desative notificações

Tente ignorar ou desativar as notificações para evitar que você seja atraído para as plataformas.

Busque outras atividades

Tarefas que não estejam relacionadas à internet agregam muito à vida. Desconectar-se um pouco, com certeza, trará benefício em médio e longo prazo.

Procure ajuda profissional

Se o vício estiver atrapalhando a sua vida, é recomendável que você procure um profissional. Ele pode te ajudar a desenvolver comportamentos para reverter isso.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS