Tecnologia
Twitter: Do verde ao X, uma saga de logos que surpreende
A mudança recente da identidade visual do Twitter, agora conhecido como “X”, após decisão do bilionário Elon Musk, não foi a única ao longo do tempo. Apesar de ter ficado mundialmente conhecido pela logo do passarinho azul, a rede social já teve várias versões.
Desde que foi lançado em 2006, o Twitter passou por diversas transformações e chegou, inclusive, a ter outras cores, fora o azul tradicional. Vamos mostrar todas elas nas linhas abaixo e relembrar a trajetória visual do microblog. Acompanhe!
Primeira versão: Twitter verde?
As primeiras logos do Twitter, antes da fama, eram bem diferentes do que ele se tornou depois. Hoje, apesar das novas alterações, a rede social é bastante associada ao azul, mas no início de tudo os logos eram compostos por tons de verde e um efeito que remetia a gota d’água.
Vale dizer, porém, que essas versões de design nunca foram utilizadas publicamente. Elas foram criadas por Biz Stone, que é um dos fundadores do Twitter. Fora isso, elas remontam também os primeiros nomes dados a plataforma: “Smssy” e, depois, “Twttr”.
A primeira versão azul
Ao ser lançado ao público, o Twitter passou por uma repaginação, sob a tutela da designer Linda Gavin. O logo criado por ela foi utilizado entre 2006 e 2010, já com o nome Twitter em um tom de azul. A ideia dela era passar uma aparência amigável.
Quando o passarinho surgiu?
Entre 2010 e 2012, a plataforma passou por muitas mudanças visuais e foi quando surgiu o famoso passarinho azul, feito pelo designer britânico Simon Oxley.
O pássaro recebeu o nome de Larry, em homenagem ao jogador de basquete Larry Bird. Mais tarde, em razão de restrições de uso, a plataforma decidiu abandonar essa versão do passarinho e apostar em uma nova.
Em 2012, o pássaro sozinho
Já uma marca sólida no mercado, o Twitter optou em 2012 por deixar o pássaro sozinho na logo, pois ele já era facilmente reconhecível. Após repaginação, o novo passarinho ficou conhecido como “Twitter Bird”.
Elon Musk compra Twitter e muda tudo
O bilionário Elon Musk fechou a compra do Twitter em 2022 e já nos primeiros meses como novo proprietário decidiu radicalizar e fazer uma série de mudanças. Em abril de 2023, ele surpreendeu os usuários alterando o passarinho da rede social pelo cão “Doge”, símbolo da criptomoeda Dogecoin.
Finalmente, em 2023, veio o ‘X’
A última alteração, não menos surpreendente, resultou numa mudança total do logotipo e denominação do Twitter. Musk decidiu iniciar um processo de rebranding da plataforma, após uma série de polêmicas e desvalorização no mercado.
A partir de agora, o site tem como símbolo um “X”, que faz alusão aos demais negócios do bilionário. Veja:
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas1 dia atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças1 dia atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira1 dia atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Agronegócio2 dias atrás
Não vai mais comprar: entenda decisão do Carrefour sobre carne do Mercosul
-
MEI2 dias atrás
Qual o faturamento médio de um MEI no Brasil?