Tecnologia
Usuários reclamam na Anatel após bloqueio de TVs piratas
Presidente da Agência acredita que os usuários não têm consciência de que contrataram algo ilegal e aposta na rejeição futura do serviço
Depois da divulgação oficial do bloqueio administrativo de TVs boxes piratas, conhecidas como as “caixinhas de IPTV”, usuários chegaram ao ponto de registrar reclamações na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), quando perceberam que o serviço estava indisponível.
Esse aspecto é visto pelo presidente da Agência, Carlos Baigorri, como um sinal de que o trabalho está sendo bem feito e produzindo resultados efetivos.
A intenção da Anatel é desestabilizar os serviços piratas e tornar a experiência de uso dessas caixas de transmissão instável e sem confiabilidade.
Falta de consciência
A Agência acredita que muitos dos “reclamões” não sabem que o serviço de streaming pago por eles é algo ilegal e que, por isso, decidiram pela formalização da reclamação.
Baigorri acredita que, diante da quantidade expressiva de registros — “por algo que fizemos de propósito”, destaca ele — pode ser que inicie no Brasil um processo de rejeição às “caixinhas”.
O efeito esperado com a medida é conscientizar os usuários de que o uso dessas tecnologias é ilegal. Até então, a Anatel não possui um relatório formal que avalie, exatamente, os resultados dos bloqueios.
“Sabe qual é a nossa expectativa? Vamos criar a experiência de uso do TV box tão ruim que ninguém mais vai querer comprar“, argumenta o presidente da Agência.
Medidas previstas no plano
O plano adotado pela Anatel prevê diversas medidas. Além do bloqueio de sinal junto às operadoras de internet, está sendo feita também a apreensão de milhares de aparelhos.
A ideia é combater a pirataria eletrônica e reforçar a regulamentação de tecnologias de transmissão de dados. A Agência destaca que o foco da ação tem sido, somente, os serviços que não estão devidamente registrados e homologados.

-
Loterias2 dias atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política10 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
MEI2 dias atrás
Empreendedores têm perdido dinheiro ao abrir MEI – motivo preocupa
-
Mundo5 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Finanças1 dia atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?