Conecte-se conosco

Tecnologia

WhatsApp dá o troco: Canais inspirados no Telegram para conquistar você!

Recurso foi descoberto numa versão de teste do app para Android e deve ser liberado em breve para uso geral. Veja como ele irá funcionar

Publicado

em

O WhatsApp começou a testar um novo recurso que aproxima a usabilidade do aplicativo à experiência que os usuários têm na plataforma concorrente, o Telegram.

De acordo com o site especializado WABetaInfo, o app de mensagens mais famoso do mundo pretende criar canais semelhantes aos do rival, com a possibilidade de milhares de integrantes e envio coletivo de mensagens.

O recurso está sendo testado na versão Beta do WhatsApp para Android e a expectativa é que ele seja liberado em breve para uso geral.

Canais

Os canais já fazem parte da configuração do Telegram há bastante tempo. Ele otimiza o envio dos conteúdos, atingindo uma grande quantidade de pessoas simultaneamente, além de concentrar públicos conforme o interesse.

Eles permitem, por exemplo, anexar fotos e vídeos, incluir textos e outros tipos de arquivos nas mensagens, assim como já ocorre em chats convencionais.

Como vai funcionar no WhatsApp?

A plataforma do grupo Meta não revelou mais informações sobre a versão do recurso que ela vem criando. O que foi revelado, até então, possibilita algumas conclusões sobre como ele irá funcionar.

De acordo com as imagens de tela capturadas pelos usuários que já tiveram acesso, os canais do WhatsApp poderão receber um selo verde de verificação. Isso permitirá a confirmação da autenticidade de quem envia a mensagem.

Assim como já ocorre nos grupos, será possível silenciar as notificações e os canais públicos poderão ser descobertos e encontrados pelos usuários a partir da barra de pesquisa – isso também acontece no Telegram.

A novidade deve, ainda, facilitar a vida dos usuários e disponibilizar os botões de atalho para realizar determinadas ações, como: envio de mensagens, compartilhamento do canal, deixar de seguir ou denunciar.

Quem já pode usar?

Como o recurso está em fase de testes, ele só está disponível na versão Beta do aplicativo e só deve ser liberado após esse período.

A prévia foi encontrada na edição 2.23.10.19 do WhatsApp Beta para Android. Ela está no Google Play Store e só aparece para os usuários que são cadastrados para participar dos testes da plataforma.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS