Empresas
WhatsApp vai atualizar seus termos de uso; Saiba tudo aqui
App de mensagens
O WhatsApp anunciou que brasileiros terão até 90 dias para continuar usando o app sem aceitar os novos termos de uso da plataforma.
A decisão ocorreu depois de conversas entre a empresa e órgãos como a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Após o período, porém, será necessário concordar com as novas regras para continuar utilizando o app. A data de vigência das mudanças começa a valer a partir deste sábado, 15.
Em nota, a ANPD divulgou que “o WhatsApp assumiu o compromisso de colaborar em relação a pontos de preocupação apresentados pelas instituições sobre a nova política de privacidade do aplicativo de mensagens”. O período também vai envolver conversas entre as instituições para discutir o acesso do Facebook às informações de brasileiros usuários do mensageiro.
“Neste período de 90 dias o Cade, MPF, ANPD e Senacon farão novas análises e questionamentos e a empresa se colocou à disposição para dialogar e prestar esclarecimentos em relação às recomendações emitidas pela ANPD e a quaisquer outras questões relacionadas à atualização dos termos do aplicativo”, afirma o comunicado.
WhatsApp: Nova Regra
A nova política de privacidade do WhatsApp oficializa o compartilhamento de dados do app de mensagens com o Facebook (as duas plataformas fazem parte da empresa de Mark Zuckerberg). Trata-se apenas de uma oficialização, porque, na prática, isso já acontece desde 2016. Na época, o WhatsApp deu uma janela de 30 dias para os usuários aprovarem ou não a coleta de dados do app de mensagens pelo Facebook para ajudar a “melhorar anúncios e experiências” na rede social – quem entrou no app depois dessa data, porém, compartilhou os dados automaticamente.
Por que o WhatsApp atualizou a política de privacidade?
O foco da mudança está em conversas entre empresas e clientes. A nova política detalha a coleta de dados envolvida na integração de contas comerciais do WhatsApp Business, versão comercial da plataforma, com algumas funcionalidades do Facebook. Desde 2019, tem ficado claro o plano da companhia de integrar WhatsApp, Instagram e Facebook, para facilitar o comércio eletrônico e pagamentos pelas plataformas. Em comunicado, o WhatsApp afirma que as mudanças fornecem mais transparência sobre a coleta de dados e que elas “não afetam, de forma alguma, a privacidade das mensagens que você troca com seus amigos e familiares”.
Até quando posso aceitar os novos termos?
No Brasil, os usuários terão 90 dias para aceitar os termos com a garantia de que suas contas não serão restringidas. Porém, partir de 15 de maio, os usuários que ainda não concordaram com as novas regras vão começar a receber notificações sobre as regras com mais frequência. Perto do fim do prazo, serão enviadas notificações chamadas “lembrete persistente” — a última chamada antes de ter algumas funções bloqueadas pelo aplicativo.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas