Tecnologia
YouTube atualiza suas medidas de segurança para proteção contra informações falsas sobre as eleições
Plataforma irá retirar do ar canais e vídeos que propaguem a desinformação. Saiba mais.
Atualmente, o YouTube é muito mais do que um espaço de entretenimento. Esse meio de comunicação é frequentemente usado para propagação de informações sobre o cotidiano e inclusive, do meio político. E com as eleições se aproximando, o YouTube renovou suas regras de divulgação de conteúdo para barrar informações falsas. Confira a seguir.
Veja também: Confira dicas de como ganhar dinheiro fazendo vídeos para o Youtube
Novas regras
De acordo com o YouTube, qualquer canal ou vídeo que esteja divulgando “fake news” sobre as eleições será excluído. Estão vetados conteúdos que: enganem os eleitores sobre qualquer informação sobre a votação; divulguem inelegibilidade de algum candidato que não seja verdade; falem que houve fraude nas urnas eleitorais de 2018; incentivem os eleitores a não ir votar ou a atrapalhar alguém que vai.
O objetivo da plataforma não é silenciar o debate político e nem apoiar determinada diretriz. Ao contrário, ao fazer isso, o YouTube quer manter um debate justo tendo em vista que as medidas se aplicam a todos os usuários e visam bloquear informações falsas. Sendo assim, qualquer informação que contradiga algo já comprovado por órgãos oficiais será suspensa.
Em adição a isso, a plataforma também irá indicar vídeos com conteúdo seguro, ou seja, pautados em fontes confiáveis. Para complementar, também estará disponível um painel de informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre as eleições, para ajudar no acesso a diferentes informações.
Uso do YouTube no Brasil
O YouTube é uma plataforma utilizada no mundo inteiro. No que tange ao Brasil, esse meio de comunicação cresce cada vez mais, e atualmente seu uso é feito pelo menos uma vez ao mês por 95% da população que tem acesso à internet. Sendo assim, os usuários do YouTube costumam afirmar que não conseguem imaginar viver sem ele e dizem que é possível encontrar qualquer tipo de conteúdo na plataforma. Por fim, como muitas pessoas buscam esse canal como fonte de informação, é de extrema importância que ele tenha medidas de segurança para proteger os usuários da divulgação de conteúdo falso.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp