Agronegócio
4 benefícios do figo para a sua saúde
Saiba quais as principais propriedades dessa fruta muito saudável e saborosa.
O figo é uma fruta consumida há muitos anos pelas mais diferentes civilizações. Sabe-se que o cultivo da fruta era comum nas regiões do Mediterrâneo desde a Antiguidade. Além disso, era ingerido tanto in natura como seco e, mesmo guardado durante meses, conseguia conservar e manter o seu poder nutritivo.
Existe uma variedade imensa de tipos de figo, com diferentes tamanhos, formas e cores. No entanto, os mais comuns são os figos pretos, vermelhos, roxos, verdes e amarelos, com formato semelhante ao da pera.
O figo é uma fruta de baixas calorias, baixo índice glicêmico e com bom poder de saciedade, além de várias outras propriedades. Desse modo, conheça 4 principais benefícios da fruta para a saúde do seu organismo.
-
Previne e controla o diabetes
O figo é uma fruta rica em fibras solúveis e com baixo índice glicêmico, o que significa dizer que o teor de açúcar presente no alimento é liberado aos poucos na corrente sanguínea, ajudando a equilibrar a insulina.
Além disso, o figo conta com a presença de antioxidantes na sua composição, que auxiliam no controle da glicose sanguínea.
-
Protege o coração
A fibras solúveis presentes no figo também contribuem para reduzir a absorção de gorduras e ajudam a varrer o LDL (colesterol “ruim”) da corrente sanguínea. Ademais, a fruta tem ação diurética, graças à alta concentração de potássio e à baixa concentração de sódio, que auxilia no controle dos níveis de pressão arterial.
-
Promove a saúde do intestino
As sementinhas da polpa, com ação diurética e laxante, bem como, as fibras presentes na fruta, auxiliam o bom funcionamento do intestino e eliminam as toxinas do organismo. Desse modo, o consumo frequente do figo evita problemas intestinais como constipações e prisões de ventre.
-
Ajuda no emagrecimento
Por ser uma fruta de poucas calorias e com baixo índice glicêmico, além de fonte de compostos bioativos, o figo é ideal para quem pretende perder peso.
Isso porque a fruta pode servir como lanchinho entre as refeições, garantindo sensação de saciedade por mais tempo, evitando o desejo por alimentos muito calóricos. Para isso, o mais indicado é que seja consumido in natura.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos19 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia22 horas atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil