Saúde
Surpreenda-se com a casca de maracujá: Nutrientes e sabor à mesa!
Saiba como reutilizar um alimento que iria se jogar fora para transformá-lo em algo nutritivo e gostoso: casca de maracujá.
Sabemos que reutilizar a matéria orgânica, que seria descartada no lixo, é uma atitude importante para preservar o meio ambiente. E se realizássemos isso com as cascas das frutas?
É possível realizar esse aproveitamento com ingredientes como a casca do maracujá que pode obter benefícios para a saúde, além de ajudar a reduzir a quantidade de lixo produzida.
Uma das vantagens de utilizar a casca do maracujá é que ela pode ser transformada em ingredientes culinários, como farinha e geleia. Confira quais são as outras vantagens!
O que fazer para reaproveitar a casca de maracujá?
1. Transformar em ingredientes culinários
A farinha é feita a partir das cascas torradas, processadas, é rica em nutrientes e pode ser adicionada a sucos ou doces.
A geleia deve ser feita a partir do cozimento da casca na panela de pressão por cerca de 30 minutos, depois, destaque a parte branca das cascas e bata no liquidificador com a polpa do suco. Leve ao fogo com açúcar e mexe até ficar em uma textura espessa.
2. A farinha combate a diabetes
Outro benefício da casca do maracujá é seu potencial no controle do diabetes tipo 2, já que sua farinha possui um efeito que ajuda a diminuir as grandes concentrações de glicose no sangue.
3. Abaixa o colesterol
Além disso, a casca também é eficaz na redução do colesterol LDL, ou colesterol ruim, ajudando a desintoxicar o organismo e eliminar a gordura da corrente sanguínea.
4. Benefícios ao intestino
Além de poder ser utilizada para fazer farinha e geleia, como mencionado anteriormente, essa parte da fruta é rica em fibras, ajudando a regular o fluxo intestinal e prevenir problemas como prisão de ventre. Essa característica também é útil para pessoas que estão tentando emagrecer.
6. Prevenção de doenças
Além disso, a casca do maracujá é rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças.
Ainda é possível utilizar a casca da fruta para preparar chás e sucos deliciosos, que ajudam a melhorar a digestão e aliviar sintomas de ansiedade e estresse.
5. Fonte de minerais
Por fim, a casca do maracujá é rica em minerais como ferro, fósforo, cálcio e sódio, importantes para manter o sistema imunológico saudável, a saúde dos ossos e dentes, além das funções vitais do corpo em dia.
Portanto, reaproveitar a casca do maracujá é uma forma simples e eficaz de contribuir para a saúde do meio ambiente e do corpo humano.

-
Finanças1 dia atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política2 dias atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte
-
Agronegócio2 dias atrás
Crie um adubo caseiro poderoso com os restos de comida da sua cozinha
-
Finanças2 dias atrás
Vai aumentar: YouTube Premium terá novos preços no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Nubank ou Banco Inter: qual o melhor banco digital para você?