Saúde
Miojo na dieta: alimento é ou não proibido no plano de emagrecimento?
O Miojo, como ficou conhecido macarrão instantâneo, é um alimento que gera muitas controvérsias entre as pessoas que querem emagrecer. Afinal, ele é um aliado ou um inimigo da dieta?
Continue a leitura para descobrir, de uma vez por todas, as verdades e os mitos sobre o consumo do produto e seus efeitos no processo de emagrecimento.
Miojo: o que é o famoso alimento?
O miojo, conhecido assim em razão do Miojo, da marca Nissin, é um tipo de macarrão instantâneo vendido pré-cozido e frito, o que facilita o seu preparo. Ele vem acompanhado de um sachê de tempero em pó e pode ser encontrado em diferentes sabores e ingredientes.
O miojo engorda?
A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como a quantidade, a frequência e os acompanhamentos do macarrão. Em geral, ele não é um alimento muito calórico, mas também não é muito nutritivo.
O produto é rico em carboidratos simples, que são digeridos rapidamente e podem causar picos de glicose no sangue. Além disso, contém gorduras saturadas e trans, que podem aumentar o colesterol LDL e favorecer o acúmulo de gordura no corpo.
O maior problema do miojo, no entanto, está no seu tempero. O sachê de tempero em pó é cheio de sódio, o que pode causar retenção de líquidos e inchaço. O sódio também pode elevar a pressão arterial e prejudicar a saúde cardiovascular.
Além disso, o tempero costuma conter aditivos químicos, como realçadores de sabor, corantes e conservantes, que podem provocar alergias e inflamações.
Em suma, o miojo tem potencial de engordar se consumido em excesso ou com acompanhamentos calóricos, como queijos, molhos, carnes gordas e embutidos. Além disso, ele pode causar deficiências nutricionais quando substitui refeições completas e equilibradas.
É importante mencionar que o miojo não fornece todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, como proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
Como consumir miojo sem engordar
Se você gosta de macarrão instantâneo e não quer abdicar dele na sua dieta, existem algumas dicas que podem ajudar a consumi-lo sem engordar ou prejudicar a sua saúde. Veja algumas delas:
- Escolha marcas de macarrão instantâneo que tenham menos sódio e gordura no tempero ou opte por versões integrais ou de legumes;
- Use apenas entre metade e um terço do sachê de tempero ou substitua-o por temperos naturais, como alho, cebola, salsa, orégano e pimenta;
- Adicione ingredientes saudáveis ao seu miojo, como legumes cozidos ou crus, verduras picadas ou refogadas e carnes magras grelhadas ou cozidas;
- Consuma o miojo apenas ocasionalmente e em pequenas porções, preferindo outros tipos de macarrão mais nutritivos e saudáveis no seu dia a dia.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo20 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Moedas2 dias atrás
Cédulas antigas do Brasil podem valer o mesmo que um carro popular
-
Tecnologia2 dias atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Investimentos2 dias atrás
Saiba o que é come-cotas e como ele afeta a rentabilidade dos seus investimentos
-
Automobilística2 dias atrás
Honda cria ‘moto Pokémon‘ que se equilibra sozinha
-
Agronegócio2 dias atrás
Como cultivar maracujá em vasos e sempre ter a fruta em casa