Conecte-se conosco

Saúde

Sinais secretos: Teste na ponta dos dedos pode indicar câncer

Publicado

em

O câncer de pulmão é uma doença bastante silenciosa que nos seus primeiros estágios costuma não apresentar sintomas relevantes, e isso faz com que esse mal seja descoberto apenas quando se é tarde demais para iniciar um tratamento.

Lembrando que, toda doença possui maiores chances de cura, caso a sua identificação aconteça de maneira mais adiantada.  Entretanto, segundo os especialistas existe uma forma de saber se uma pessoa é portadora dessa patologia.  

O método é bastante simples e fácil de ser posto em prática por qualquer pessoa, estamos falando de uma simples observação de dedos! Você não entendeu nada, não é mesmo? Então, nós iremos te dar uma explicação melhor, vamos lá!

Como observar dedos pode indicar que alguém está com câncer de pulmão?

Conforme o que dizem os estudiosos, uma condição chamada de baqueteamento digital pode indicar a presença da doença num nível assintomático (sem sintomas). Ou seja, o indivíduo está doente, mas ainda não apresenta nenhum sinal.

Por sua vez, tal cenário se caracteriza principalmente por alterações nas unhas, assim o baqueteamento citado ocorre por conta do inchaço da ponta dos dedos, que acabam ficando mais arredondados, espessos e largos.

O mais curioso é que isso foi observado pela primeira vez na Grécia Antiga, por Hipócrates, que hoje é considerado o “pai da Medicina“. Na época, a condição recebeu a denominação de hipocratismo digital e foi associada à doença pulmonar incapacitante, que provavelmente deveria se tratar de um enfisema, edema ou patologia semelhante.

Logo, o inchaço dos tecidos molengas que se encontram nas falanges dos dedos causa uma perda do ângulo normal que a região deveria apresentar, entre a unha e a parte de baixo dela (leito ungueal). Portanto, o teste usado para identificar esse quadro é conhecido como “Janela de Schamroth”, e é bem fácil de ser feito.

Basta manter dois dedos encostados de lados opostos (de costas) pressionados um contra o outro. Em pessoas saudáveis, existe um pequeno espaço em formato diamantino que fica entre as unhas e os leitos ungueais, como a imagem mostrada mais acima, sendo aquela a posição normal, contendo os espaçamentos.

Agora, nos casos de baqueteamento digital, há uma clara falta desse espaçamento. Entretanto, é importante ressaltar que nem sempre isso pode ser associado ao câncer de pulmão ou qualquer outra doença. Logo, se os seus dedos não apresentam a “pequena janela“, também não é preciso entrar em pânico.

Existem alterações genéticas que podem fazer com que alguns seres humanos tenham dedos maiores e mais inchados do que outros, e por isso o teste é apenas parte do diagnóstico, se você possui alguma suspeita de que seja portador dessa doença, então procure ajuda médica imediatamente!

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS