Conecte-se conosco

Saúde

Até que ponto é seguro descongelar carne? a resposta de um especialista

Você pode estar descongelado suas carnes de forma errada mesmo sem saber e com isso colocando a sua saúde em risco!

Publicado

em

Antes de efetivamente preparar um pedaço de carne adquirido no mercado, é necessário realizar o seu descongelamento. Afinal, nem sempre compramos algo para consumir seguidamente. Portanto, armazenar esses alimentos em congeladores ou freezers é a única maneira de mantê-los frescos e próprios para o consumo.

Porém, muitas pessoas ainda sentem dúvidas sobre como fazer um descongelamento eficiente e seguro. Inclusive, a internet está repleta de truques deste tipo. Entretanto, a maioria deles, além de não funcionarem, ainda podem contaminar os itens e colocar a saúde de quem irá consumir em perigo.

Agora, se você é do grupo que apenas deixa a carne fora da geladeira, degelando naturalmente, é bom parar de fazer isso a partir de agora. Segundo Laura Franco, gastrônoma e nutricionista, esse método é ideal para incentivar a proliferação de bactérias e demais microorganismos nocivos.

Como descongelar de forma mais segura?

Imagem: WordPress

A carne nada mais é que um produto de origem animal, e quando você a retira do freezer e deixa em temperatura ambiente, ocorre um descongelamento extremamente rápido da parte externa. No entanto, internamente, o alimento ainda continuará congelado.

Logo, demorará para que ambos os lados descongelem de forma equivalente, então as chances de infestações bacteriológicas durante o período de espera se tornam muito altas para serem simplesmente ignoradas com segurança.

“Só há duas maneiras seguras de fazer o descongelamento da carne: na geladeira ou no micro-ondas”, afirma a chef.

Apesar de parecer algo que não faz muito sentido, realizar o descongelamento dentro da geladeira ainda é a alternativa mais recomendada pelos experts no assunto. O processo demora em torno de 24 horas, sendo um tanto quanto demorado, mas ajuda a evitar problemas de contaminação.

Isso ocorre por conta das mudanças térmicas ocorrerem menos abruptamente, sendo mediadas pelo ambiente controlado do referido eletrodoméstico. Mas, para os casos de emergência, existe uma “cartada” que pode te livrar de enrascadas!

Se não houver tempo para esperar o degelo, você pode usar o micro-ondas para ajudar. Basta apenas colocar a peça em um recipiente adequado para o aparelho e programar o cronômetro em potência média.

Seguidamente, descongele em ciclos de 4 minutos e analise o processo a cada intervalo, repetindo o procedimento o quanto for preciso.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS