Conecte-se conosco

Saúde

Café: Amigo ou Vilão? Conheça os Impactos na Sua Saúde!

Pesquisa aponta que o café ajuda durante a prática de atividade física, mas prejudica o sono e aumenta os riscos de palpitações cardíacas.

Publicado

em

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Mas, afinal, quais as vantagens e desvantagens de ingerir, ao menos, uma xícara ao dia?

Pesquisa feita com mais de 100 adultos saudáveis traz a resposta para essa questão e mostra que existem prós e contras de se consumir a bebida que é paixão nacional.

O estudo, publicado no The New England Journal of Medicine, na última , analisou as atividades por meio relógios inteligentes para monitorar atividades como dormir e caminhar, além disso, também observou os batimentos cardíacos através de eletrocardiogramas.

O principal autor do estudo, Dr. Gregory Marcus, cardiologista e professor de medicina da Universidade da Califórnia, aponta que não há uma consequência única para a saúde relativa ao hábito de ingerir café.

Dentre os prós e contras identificados no estudo, é possível destacar três pontos principais desencadeadas pelo consumo de ao menos uma xícara de café ao dia: você irá dormir menos, se mover mais e ter aumentado o risco de sofrer palpitações cardíacas.

O pesquisador  destaca que, de forma geral, as pesquisas feitas sobre o assunto têm sido observacionais e comparativas entre as pessoas que bebem versus as que não bebem café, por isso optaram por uma metodologia diferente.

Marcus explica que, nesta pesquisa, optaram por selecionar 100 adultos saudáveis, com idade média de 39 anos, localizados na área de São Francisco, na Califórnia. Cada um recebeu um smartwatch Fitbit para registrar seus hábitos por um período de 15 dias.

Os participantes foram monitorados em relação à glicose, ao sono, aos passos dados, além de terem rastreados seus ritmos cardíacos em eletrocardiograma durante esse período.

O café e a saúde

O resultado foi que quanto mais os participantes bebiam café, mais atividade física faziam e menos eles dormiam. Em média, os que consumiram a bebida deram 1.058 passos a mais do que os que não haviam consumido.

O consumo de café também afetou o coração. Se, por um lado, não foi encontrada nenhuma alteração nas contrações atriais prematuras, a incidência de contrações ventriculares prematuras aumentou em até 50%. Falando em termos leigos, isso significa que beber café pode causar palpitações.

Também há evidências de que, em algumas pessoas, o aumento do número de CVPs pode enfraquecer o coração ou causar insuficiência cardíaca”, acrescentou Marcus.

Portanto, se alguém estiver especialmente preocupado com os riscos de insuficiência cardíaca – por exemplo, se tiver histórico familiar de insuficiência cardíaca ou se o médico disser que há alguma outra indicação de risco -, pode ser melhor evitar o café.”

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS