Política
Comissão de Assuntos Sociais aprova taxação de refrigerante; entenda o motivo
Recentemente, foi aprovado um projeto de lei pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) que institui uma intervenção para este tipo de bebida.
Como forma de prevenir a obesidade infantil e a diabetes, os senadores estão cogitando aumentar as taxas de comercialização de refrigerantes e bebidas açucaradas. No último dia 24 (terça-feira), foi aprovado um projeto de lei pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) que institui uma intervenção para este tipo de bebida.
Leia também: Você sabia que comer alguns alimentos impede seu corpo de absorver o cálcio?
Bebidas alcoólicas e refrigerantes destinados à exportação são livres deste aumento de tributo. A alíquota aplicada sobre este tipo de produto será de 20%, e quem contribuirá com o Cide-Refrigerantes serão os próprios produtores.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as bebidas açucaradas são as principais fontes de açúcar nas dietas. Essa alta ingestão de açúcar é responsável pela maioria dos casos de diabetes, obesidade e queda dentária no país.
Cada vez mais crianças e adolescentes vêm aumentando o consumo deste tipo de produto, e isso não só no Brasil, mas na maioria dos países ao redor do mundo. Muito disso se dá por conta do baixo valor com que produtos ricos em açúcar são vendidos.
Os problemas de saúde causados pelo alto consumo de açúcar geram um gasto de cerca de R$ 3 bilhões ao ano para os cofres públicos.
A senadora Zenaide Maia aprovou parcialmente uma emenda apresentada por Leila Barros, e acatou o trecho que sugere que parte do valor da taxação seja destinado a projetos esportivos.
Com esta aplicação parcial da emenda sugerida, 80% da taxação será destinada a saúde, em serviços públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com os termos da Lei Complementar 141. Os outros 20% serão destinados a programas e projetos esportivos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp