Automobilística
Conversão para GNV pode economizar mais de 52% em combustível
Nunca foi tão vantajoso fazer a conversão para gás natural no veículo particular. Porém, alguns cuidados devem ser tomados; confira:
O número de conversões de veículos para adicionar kit de gás praticamente dobrou no Brasil. Em agosto, por exemplo, foram 18.027 conversões realizadas contra 9.364 no mesmo mês de 2020. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Essa procura por Gás Natural Veicular (GNV) não é à toa, ela está compensando cada vez mais.
Leia mais: Mudança na cobrança de ICMS sobre combustíveis é aprovada; Valor pode cair em 2022
As conversões aumentaram consideravelmente após o aumento vertiginoso dos combustíveis comuns. A gasolina chegou a custar R$ 7,21 em alguns postos pelo Brasil. O etanol, por sua vez, bateu o preço de R$ 6,99. Por isso, utilizar o Gás Natural Veicular (GNV) se tornou uma das opções para economizar.
Comparação
Há cinco anos, o metro cúbico do GNV custava R$ 2, ou seja, o valor dobrou e chegou a R$ 4,13. Porém, ainda assim, a opção pode ser mais econômica para muitos casos.
Para saber se vale a pena ou não, o consumidor deve calcular o custo por quilômetro rodado. A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) mostram como funciona a conta.
Se um carro no Rio de Janeiro faz 10,7 km/l e 13,2 km/m³, por exemplo, a comparação é a seguinte:
O consumidor vai gastar R$ 0,63 de gasolina e R$ 0,31 por m³ de GNV a cada quilômetro. Ou seja, o GNV se torna 52% mais econômico do que a gasolina.
Economia
Claro que essa economia varia de acordo com os preços do GNV e dos combustíveis. Porém, no geral, a conversão costuma ser uma boa saída para economizar.
Um kit para conversão a gás custa em média R$ 3.500, mas pode ser ainda mais barato. Com isso, alguém que roda mil km por semana consegue repor o investimento do kit em menos de um ano.
Atenção
Ao realizar a adaptação do veículo para o sistema GNV é importante atentar-se para alguns pontos. Um deles é a taxa de compressão do motor do seu carro antes de fazer a conversão.
A taxa mínima de compressão para obter bom desempenho é de 13:1. Alguns automóveis podem demonstrar taxas de 8:1 e 10:1, que são insuficientes. É preciso, portanto, analisar qual é a melhor saída e entender se o kit gás vai resolver seus problemas.
Outro ponto a ser levado em consideração diz respeito aos veículos movidos à gasolina. Apesar da economia, o desempenho desses carros quando adaptados não costuma ser dos melhores. O problema está na baixa taxa de conversão. Veículos flex ou movidos a etanol apresentam uma melhor adaptação ao sistema.

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