Conecte-se conosco

Saúde

Doce perigo: OMS anuncia adoçantes contraindicados e preocupa consumidores!

OMS divulga lista contendo os nomes de adoçantes que podem fazer mal à saúde, demandando mais cautela do consumidor.

Publicado

em

Más notícias para os fãs de adoçantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um comunicado que lista uma série de produtos que podem ser prejudiciais para a saúde. A instituição ainda afirma que tais produtos são contraindicados, salvo os casos de pessoas que sofram de diabetes.

De acordo com o órgão, existem diversos estudos científicos que comprovam que os adoçantes não são eficientes para combater a obesidade. Além disso, o consumo prolongado pode acarretar uma série de complicações para o organismo, como um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças do coração.

Quais são as alternativas para substituir os adoçantes?

Sejamos honestos, ninguém merece tomar café amargo, até porque isso pode inclusive causar diversos problemas no estômago, como úlceras, refluxo gastroesofágico, dentre outros males. Mas quais seriam as opções restantes?

Bom, em primeiro lugar devemos entender que o açúcar pode ser consumido sem sustos, desde que com moderação. Segundo alguns dados levantados pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), pessoas adultas podem ingerir até 30g do alimento diariamente, o equivalente a 7 colheres de chá.

Porém, o nosso Ministério da Saúde revela que o brasileiro ingere por dia em média 18 colheres de chá, um número bem acima do recomendado pela organização governamental britânica. E olha que o Reino Unido é considerado a terra do chá.

Além disso, o erro das pessoas é não considerar os açúcares consumidos por meio de outros produtos, como bolos, biscoitos, sorvetes, chocolates, entre outros. Por isso, de nada adianta controlar o que é colocado no café, se o indivíduo negligência os outros alimentos.

Uma opção ao açúcar refinado tradicional seria o mascavo, já que ele é menos processado, o que faz com que eleve os níveis glicêmicos do sangue mais gradualmente, e, em pequenas quantidades, o produto ainda pode fornecer cálcio, magnésio, potássio e ferro ao corpo humano.

Agora, confira a seguir a lista de adoçantes contraindicados pela OMS:

  • acessulfame de potássio
  • aspartame
  • advantame
  • ciclamato
  • neotame
  • sacarina
  • sucralose
  • estévia
  • derivados de estévia

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS