Saúde
Doce perigo: OMS anuncia adoçantes contraindicados e preocupa consumidores!
OMS divulga lista contendo os nomes de adoçantes que podem fazer mal à saúde, demandando mais cautela do consumidor.
Más notícias para os fãs de adoçantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um comunicado que lista uma série de produtos que podem ser prejudiciais para a saúde. A instituição ainda afirma que tais produtos são contraindicados, salvo os casos de pessoas que sofram de diabetes.
De acordo com o órgão, existem diversos estudos científicos que comprovam que os adoçantes não são eficientes para combater a obesidade. Além disso, o consumo prolongado pode acarretar uma série de complicações para o organismo, como um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças do coração.
Quais são as alternativas para substituir os adoçantes?
Sejamos honestos, ninguém merece tomar café amargo, até porque isso pode inclusive causar diversos problemas no estômago, como úlceras, refluxo gastroesofágico, dentre outros males. Mas quais seriam as opções restantes?
Bom, em primeiro lugar devemos entender que o açúcar pode ser consumido sem sustos, desde que com moderação. Segundo alguns dados levantados pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), pessoas adultas podem ingerir até 30g do alimento diariamente, o equivalente a 7 colheres de chá.
Porém, o nosso Ministério da Saúde revela que o brasileiro ingere por dia em média 18 colheres de chá, um número bem acima do recomendado pela organização governamental britânica. E olha que o Reino Unido é considerado a terra do chá.
Além disso, o erro das pessoas é não considerar os açúcares consumidos por meio de outros produtos, como bolos, biscoitos, sorvetes, chocolates, entre outros. Por isso, de nada adianta controlar o que é colocado no café, se o indivíduo negligência os outros alimentos.
Uma opção ao açúcar refinado tradicional seria o mascavo, já que ele é menos processado, o que faz com que eleve os níveis glicêmicos do sangue mais gradualmente, e, em pequenas quantidades, o produto ainda pode fornecer cálcio, magnésio, potássio e ferro ao corpo humano.
Agora, confira a seguir a lista de adoçantes contraindicados pela OMS:
- acessulfame de potássio
- aspartame
- advantame
- ciclamato
- neotame
- sacarina
- sucralose
- estévia
- derivados de estévia

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Agronegócio22 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Investimentos2 dias atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Finanças1 dia atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Bancos15 horas atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Economia2 dias atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI2 dias atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer
-
Economia1 dia atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?