Empresas
Domínio da Google e da Meta sobre anúncios pode estar chegando ao fim; Conheça as concorrentes
Antes, Google e Meta dominavam o arrecadamento por anúncios, mas agora deverão surgir concorrentes à altura. Saiba quais.
Anúncios são uma forma de conquistar capital no meio digital. Além disso, é o principal meio de financiar a internet moderna.
Dessa forma, ter a participação nesse meio é algo extremamente vantajoso, mas quem possui o domínio dessa área é a Google e a Meta, duas gigantes da tecnologia.
A publicidade digital vem sendo dominada pela Alphabet e a Meta há quase uma década, e por isso os concorrentes temiam não haver um meio possível de tirar o domínio dos anúncios dessas empresas, ou seja, o dinheiro gerado por anúncios era arrematado de forma quase que exclusiva por essas duas gigantes.
Ainda no processo para se recuperar após a mudança nas políticas de privacidade da Apple, que atrapalhou o desempenho de anúncios para usuários de Iphones, a Alphabet e a Meta terão de enfrentar uma nova concorrência, dessa vez, mais preparada do que nos últimos dez anos.
Dessa forma, plataformas estão aproveitando a deixa e atraindo cada vez mais anunciantes. Algumas delas são TikTok, Amazon, Netflix, Walmart e Apple.
No ano passado, pela primeira vez desde 2015, a receita da publicidade digital das duas grandes empresas ficou abaixo de 50% nos Estados Unidos, segundo a Insider Intelligence.
Assim como perderam muito em 2022, estando em queda por quase três semestres seguidos, as empresas devem continuar perdendo espaço em 2023.
É uma mudança drástica, visto que essas duas empresas cresceram dentro do ramo de anúncios, estudando os dados dos usuários e oferecendo anúncios exclusivos para cada um, de forma personalizada.
Além disso, a Meta cresceu, deixando de possuir apenas o Facebook e adquirindo o WhatsApp e o Instagram, potencializando o seu negócio de publicidade.
Já a Alphabet faz uso das pesquisas feitas na ferramenta da pesquisa do Google. Assim, quando uma pessoa estiver inclinada a comprar algum item, a Alphabet colocará esse objeto de desejo em anúncios.
O que trouxe muito impacto para as duas empresas foi a mudança no compartilhamento de dados proposta pela Apple em 2021, que permite que os usuários tenham um maior controle sobre para onde seus dados estão indo, o que trouxe muito impacto ao marketing digital.
Será o momento de dois novos tipos de anunciantes crescerem: plataformas de streaming, como a Netflix e a Disney+, e promoções expostas em sites de e-commerce, como a Amazon e Walmart.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas23 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia20 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto