Tecnologia
Google cria recurso revolucionário para localizar celular mesmo desligado
Ferramenta para Android deverá solucionar casos de perda, furto e roubo de aparelhos com maior facilidade.
O Googleestá desenvolvendo uma ferramenta que ajudará a solucionar uma questão grave e recorrente enfrentada pelos usuários de celulares Android. Estamos falando da perda ou furto do aparelho.
Com a nova função “Encontre Meu Dispositivo”, cuja criação foi revela pelo site 91mobiles, smartphones roubados poderão ser localizados até mesmo quando estiverem desligados.
A funcionalidade será semelhante ao recurso oferecido pela Apple nos iPhones, o “Find My Device”. Ela deverá se chamar “Pixel Power-off Finder” nos celulares da linha Pixel.
Com tantos casos de aparelhos furtados no Brasil, e o consequente risco de uso indevido dos dados pessoais e dos aplicativos baixados no celular, um recurso do tipo revolucionaria as possibilidades de busca.
Como vai funcionar?
Para implementar a função, o Google pretende construir uma rede que abrangerá todos os dispositivos Android, incluindo suporte adicional com banda ultralarga (UWB). Essa estrutura permitirá que um smartphone perdido se conecte a outros dispositivos via Bluetooth e consiga transmitir a localização. Por isso, o rastreamento será possível mesmo quando ele estiver desligado.
O site 91mobiles encontrou evidências da nova função no código-fonte inicial do Android 14. A nova versão do sistema foi compartilhada com fabricantes antes de ser lançada oficialmente.
O código, segundo a publicação, possui referências às chaves Finger Network pré-computadas que serão enviadas aos chips Bluetooth dos aparelhos.
Todos terão acesso?
Apesar da novidade ser bastante aguardada e desejada pelos usuários de Android, pode ser que apenas alguns modelos de celular tenham acesso a ela, na fase inicial. Essa limitação estaria relacionada à dificuldade de garantir o suporte de hardware para todos os dispositivos, visando o funcionamento contínuo do chip Bluetooth.
O próximo lançamento do Pixel 8, por exemplo, virá com tecnologia compatível para essa funcionalidade, mas ainda não se sabe se as séries atuais (Pixel 6 e Pixel 7) serão capazes de ativar o novo recurso.
O mesmo problema poderá atingir aparelhos de outras marcas. O Google ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, tampouco divulgou data para o lançamento da ferramenta.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp