Conecte-se conosco

Finanças

Mudanças à vista: Vales alimentação e refeição prestes a evoluir!

Saiba o que mudará em relação a esses benefícios trabalhistas facultativos e se isso será benéfico ao trabalhador brasileiro.

Publicado

em

Alguns trabalhadores brasileiros possuem direito ao vale-alimentação e/ou vale-refeição, que são benefícios complementares voltados para garantir uma alimentação saudável e adequada aos cidadãos.

Por se tratar de um benefício facultativo, as empresas não são obrigadas a garantir aos seus funcionários os respectivos valores, a não ser que houvesse menção ao fornecimento do vale-refeição ou alimentação no contrato assinado por ambas as partes.

Mesmo assim, diversas empresas oferecem esses valores adicionais como uma espécie de atrativo para seus funcionários. No entanto, os trabalhadores brasileiros estão pouco contentes com a situação atual dos benefícios.

Isso porque as empresas que oferecem o vale-alimentação normalmente o fazem para que não sejam responsáveis pelo fornecimento das refeições dentro da própria empresa, mas isso pode acabar custando mais caro no bolso do funcionário.

O problema do vale-alimentação e vale-refeição

O vale-alimentação possui um limite mensal e só pode ser utilizado pelos funcionários em certos estabelecimentos credenciados pela empresa responsável pelo cartão, de modo que os trabalhadores se veem com as opções e preços limitados.

Já o problema do vale-refeição é que, de acordo com uma pesquisa feita recentemente pela Sodexo Benefícios, o valor médio dura apenas por 11 dias trabalhados, ou seja, a outra metade do mês de alimentação tem de sair do bolso do funcionário.

Mudanças nos benefícios

Agora, uma mudança deve chegar em breve, visando melhorar as condições e opções de utilização e economia dos trabalhadores que recebem vale-alimentação ou vale-refeição em seus empregos.

A partir do mês de maio, os trabalhadores poderão decidir qual será o operador do cartão, de modo que será possível utilizar os valores nos estabelecimentos de sua preferência. Então, as empresas devem oferecer aos colaboradores essa possibilidade de mudar o operador.

Essa medida pode auxiliar os brasileiros que recebem os benefícios a fazerem opções mais econômicas, já que não estarão mais vinculados às empresas escolhidas pelo responsável do cartão.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS