Conecte-se conosco

Saúde

Pura emoção: público ajuda Lewis Capaldi com Síndrome de Tourette a termina canção

Em um momento de arrepiar, o público ajudou o cantor Lewis Capaldi a terminar sua canção. O músico teve sintomas da síndrome de Tourette.

Publicado

em

Foi de arrepiar! Poderia ter sido só mais uma bela apresentação do cantor Lewis Capaldi, mas o que aconteceu em Frankfurt, na Alemanha foi mesmo emocionante.

Durante o show, o cantor teve sintomas da síndrome de Tourette e  deu sinais de que não conseguiria terminar a música.

Lewis Capaldi estava cantando justamente seu maior hit, “Someone You Loved”, quando a crise começou a se manifestar. O público não teve dúvidas e assumiu a cantoria, continuando a canção sem hesitar.

Enquanto o público seguia com a música à capela, o cantor Lewis Capaldi apresentava os espasmos físicos e ruídos involuntários típicos da síndrome de Tourette.

O momento emocionante, que aconteceu no dia 21 de fevereiro, foi registrado e compartilhado nas redes sociais e emocionou internautas por todo o mundo.

Entenda a síndrome de Tourette

Fonte de muito preconceito, a síndrome de Tourette que afetou o cantor de 26 anos durante o show é um distúrbio neurológico que se caracteriza por movimentos súbitos, rápidos, repetitivos e involuntários, chamados também de tiques.

Esses tiques podem ser vocais (também chamados de fônicos) ou motores e são divididos ainda como:

Simples – nesse caso, a pessoa apresenta movimentos repetitivos e breves envolvendo um grupo muscular limitado. Um exemplo é quando a pessoa apresenta tiques na área dos olhos, encolhimento de ombros ou de sacudir a cabeça.

Complexo – nesse caso, a pessoa apresenta padrões distintos e coordenados de movimentos, além disso, eles tendem a ser mais duradouros e envolver diversos grupos musculares.

Alguns exemplos de tiques complexos são torção no pescoço e caretas, mas é possível ainda pular, tocar objetos ou cheirar algo.

No caso dos tiques vocais, também existe a diferenciação dos mais simples e dos complexos, que podem levar as pessoas a falar palavras obscenas e vulgares.

Vale destacar que as crises e os tiques tendem a pioras em momentos de ansiedade, nervosismo ou excitação, mas também podem ocorrer nas horas mais calmas e de lazer. Outros fatores podem ainda desencadear ou agravar os tiques, como experiências físicas.

Não existe nenhum exame específico para diagnosticar a síndrome, sendo preciso passar por um exame clínico. Embora suas causas não sejam conhecidas, estudos científicos sugerem a possibilidade de fatores genéticos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS