Mundo
Reino Unido encerra investigação sobre parceria entre Microsoft e OpenAI
Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA).
O órgão regulador do Reino Unido decidiu encerrar a investigação sobre a parceria entre a Microsoft e a OpenAI, criadora do ChatGPT. A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) concluiu que a gigante do software não exerce um nível de controle sobre a empresa de inteligência artificial que justificasse uma análise mais aprofundada.
De acordo com agências internacionais, o caso estava sob escrutínio desde o ano passado, tanto na Grã-Bretanha quanto nos Estados Unidos, especialmente após a crise no conselho da OpenAI, que levou à saída e ao retorno do CEO Sam Altman. A CMA avaliou que, embora a Microsoft tenha adquirido influência material sobre a OpenAI em 2019, não há indícios de que tenha assumido o controle efetivo da empresa desde então. Dessa forma, a parceria não se enquadra nas exigências para uma revisão sob o regime de controle de fusões do Reino Unido.
Um porta-voz da Microsoft afirmou que a colaboração com a OpenAI continua a incentivar a concorrência e a inovação no setor de inteligência artificial. “Acolhemos com satisfação a conclusão da CMA, após uma análise cuidadosa e baseada nas realidades comerciais, de encerrar sua investigação”, declarou.
As empresas
A Microsoft é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen. Inicialmente voltada para o desenvolvimento de softwares, a companhia se consolidou com o sistema operacional Windows e a suíte de produtividade Office. Ao longo dos anos, expandiu sua atuação para áreas como computação em nuvem, inteligência artificial, games e hardware, oferecendo serviços como o Microsoft Azure, a linha de consoles Xbox e dispositivos Surface.
A OpenAI, por sua vez, é uma organização voltada para pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial, fundada em 2015 por Elon Musk, Sam Altman e outros investidores com o objetivo de criar IA segura e benéfica para a sociedade. Inicialmente sem fins lucrativos, a OpenAI passou a adotar um modelo híbrido, permitindo investimentos para acelerar suas pesquisas. Ela é responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, um dos modelos de IA mais avançados do mundo, além do DALL·E e do Codex, tecnologias voltadas para geração de imagens e programação assistida por IA, respectivamente.
(Com Agências Internacionais).

-
Finanças1 dia atrás
Esta moeda pode ser vendida por mais de 4 salários mínimos
-
Bancos2 dias atrás
10 melhores bancos digitais do Brasil: confira o ranking
-
Tecnologia1 dia atrás
Método inovador extrai ouro dos celulares e notebooks velhos
-
Empresas2 dias atrás
Apple inicia montagem do iPhone 16e no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
Cuidado com mensagens falsas: conheça os principais golpes no Instagram
-
Economia1 dia atrás
Banco Central anuncia quando as novas funcionalidades do Pix chegam ao Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Quais são os 5 maiores bancos digitais do Brasil em número de clientes?
-
Finanças2 dias atrás
Nova funcionalidade do Itaú promete organizar suas finanças