Conecte-se conosco

Saúde

Saboreie com cuidado: Frituras e os riscos à saúde mental!

Será que algo tão delicioso poderia afetar a saúde mental? Pesquisadores descobriram que alimentos fritos podem gerar depressão.

Publicado

em

Se você faz parte do time de pessoas que amam batata frita e todos os outros tipos de frituras, temos uma má notícia para você. Isso porque pesquisadores descobriram que os alimentos fritos podem causar depressão e até mesmo ansiedade.

O estudo publicado foi feito por uma equipe de cientistas de Hangzhou, na China. Nele, foram descobertos que pessoas que comem frituras, em especial as batatas, tem 12% a mais de chances de terem ansiedade e 7% de depressão.

Sendo assim, as chances de esse grupo contrair um desses distúrbios mentais aumentam. Já pessoas que não consomem nenhum tipo de fritura não correm o mesmo risco. O que eles puderam notar também é que os jovens são os mais afetados, principalmente homens.

Saiba como funcionou o estudo!

Foram avaliados cerca de 140.728 candidatos com idade superior a 11 anos. Durante a pesquisa foram encontrados 8.294 quadros de pessoas com ansiedade e 12.735 casos de depressão. Vale lembrar que todos se alimentaram de alimentos fritos.

O curioso é que aqueles que mais consumiam batata frita, o risco aumentou para 2% em comparação aos que comiam carne branca frita. Os pesquisadores afirmam que a relação tem a ver com uma substância química chamada acrilamida.

Durante o processo de fritura de alimentos ricos em amido, como as batatas fritas, é formada a acrilamida, que pode causar neuroinflamação e modificar a estrutura lipídica das membranas cerebrais.

Essa alteração pode levar ao desenvolvimento de sintomas como depressão e ansiedade. Porém, se você come batata-frita apenas ocasionalmente, fique tranquilo, pois o estudo fala sobre o risco do consumo constante e sem freios.

Sendo assim, ninguém precisa cortar de vez a batata frita do cardápio, mas é preciso comer com moderação. Nutricionistas e demais médicos estão sempre falando sobre a importância de se alimentar bem para manter a saúde mental em dia, pois uma coisa não anula a outra.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS