Conecte-se conosco

Tecnologia

Usuária do Instagram foi indenizada após perder seguidores

Uma usuária conseguiu provar que perdeu dez mil seguidores após um bug do Instagram, motivo pelo qual acabou sendo indenizada. Entenda o caso.

Publicado

em

Como desfazer curtidas no Instagram?, Foto: Pexels.

No início do mês de novembro, um erro na plataforma do Instagram afetou usuários de ao menos 7 países. Dentre as reclamações, foram relatadas falhas em ações simples como tirar fotos e enviar mensagens de texto ou de voz. No entanto, o problema mais relatado foi a perda de muitos seguidores em algumas contas.

O DownDetector realiza rastreamentos e registrou cerca de 3 mil usuários afetados no Brasil, porém, os números reais podem ser bem mais elevados do que este. O estimado é que 122 milhões de brasileiros tenham tido suas contas afetadas de alguma maneira.

Quando o imprevisto ocorreu, o Instagram se pronunciou oficialmente no Twitter lamentando as falhas e afirmando que estava trabalhando para que essas questões fossem resolvidas.

Muitos usuários usam as redes sociais apenas para passar o tempo, se atualizar sobre as informações do mundo e descontrair. Porém, uma grande parte deles também usa as redes sociais para ganhar uma renda extra.

Foi justamente por esse motivo que uma dessas pessoas afetadas conseguiu uma indenização de R$ 5 mil do Instagram. A usuária da plataforma conseguiu provar que perdeu dez mil seguidores, e, com isso, seu trabalho foi afetado.

Entenda o caso

Com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), a justiça caracterizou danos morais. A decisão foi tomada pelo juiz Lucas Barreto de Lima e o caso aconteceu em João Pessoa, na Paraíba. Além do Instagram, a ação também foi movida contra o Facebook.

Como a usuária utiliza as redes sociais para fins profissionais, uma relação de consumo pôde ser provada, logo, a usuária pôde ser amparada pelo Código de Defesa do Consumidor. O artigo 6º, VIII, visa garantir que os direitos do consumidor sejam facilitados.

Segundo o juiz, a empresa não apresentou nenhuma prova que retirasse sua responsabilidade pela falha na prestação de serviço, contudo ainda cabe recurso no caso.

Por fim, vale observar que, neste caso, a pessoa que realizou a denúncia e foi respaldada pelo Código de Defesa do Consumidor utiliza as redes sociais Facebook e Instagram para trabalhar. Com a perda de seguidores, consequentemente a vítima perdeu parcerias, o que afetou sua renda.

Por conta disso, o valor estipulado de R$ 5 mil foi de caráter punitivo-pedagógico do dano moral e dos danos provados.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS