Conecte-se conosco

Saúde

Como contar ao seu chefe que você possui depressão?

Separamos algumas sugestões para te auxiliar a conversar sobre esse assunto, mas saiba: você não é obrigado a contar, se não quiser!

Publicado

em

As pessoas que possuem depressão questionam se é necessário informar aos seus superiores sobre o seu quadro. Se você tem se feito essa pergunta, a resposta para ela é; não obrigatoriamente.

Perceba, se a sua condição de saúde psíquica não atrapalha no seu desenvolvimento e não diminui o seu desempenho laboral, não há qualquer norma que lhe obrigue a comunicar ao seu chefe! Ficará ao seu critério expor sua condição ou não.

Entretanto, se for do seu desejo dialogar com o seu superior sobre isso, visto que pode estar atrapalhando o seu desempenho, reflita sobre a possibilidade, exceto se se causar algum tipo de sofrimento psicológico! É você quem deve avaliar o que será feito, apenas você decide.

Como contar ao seu chefe?

Caso seja da sua vontade conversar sobre o seu diagnóstico de depressão, esteja ciente de que não existe a maneira certa ou um passo a passo para seguir. Mas almejando te auxiliar nesse processo, separamos algumas sugestões para lidar com essa situação delicada.

1. Agende a conversa

Dessa maneira, o diálogo irá acontecer em um momento adequado e previsto, sendo mais razoável do que tentar conversar sobre isso em um contexto impróprio, onde não conseguirão conversar de forma franca e não terão a privacidade de um local reservado!

Por exemplo, informar em um corredor, onde a conversa pode acabar sendo breve, poderá provocar um desconforto e angústia, em virtude da exposição e da má comunicação.

2. Converse respeitando os seus limites e emoções

Não sinta-se obrigado a extrapolar seus limites enquanto você estiver falando sobre o assunto. Se, por ventura, algo lhe abalar, você pode pedir para finalizar a conversa, caso seja o melhor para você. Você deve se priorizar, focando seu bem-estar, para que a conversa tome rumos positivos para você.

3. Não é necessário se expor completamente

Lembre-se que não é necessário dar muitos detalhes da sua vida privada ou de como você se sente com relação ao diagnostico psicológico. Mesmo que você tome a iniciativa de informar, você não precisa se explicar de forma pormenorizada, apenas você saberá o quão confortável estará se sentindo para explanar certas questões.

Caso a conversa se torne desagradável para você de alguma maneira, basta que você encerre o assunto e inicie outro, se for da sua vontade.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS