Conecte-se conosco

Tecnologia

Quando o WhatsApp vai começar a cobrar pelo uso do app?

Meta anunciou oficialmente o WhatsApp Premium, versão paga do WhatsApp, que será disponibilizada além da versão gratuita.

Publicado

em

WhatsApp sempre em movimento

Pesquisas apontam que os brasileiros passam, em média, 5,4 horas diárias usando o celular. Entre os aplicativos mais usados estão o WhatsApp (33%), o Instagram (30%) e o Facebook (10%), três redes sociais que pertencem à Meta, empresa que tem Mark Zuckerberg como um de seus fundadores.

O empresário está na lista de bilionários da Forbes e sua fortuna é estimada em US$ 49,7 bilhões. Se convertido para o real, esse valor seria, em média, de R$ 258,4 bilhões.

O Brasil hoje é o país que mais possui usuários do WhatsApp. Dados de agosto de 2022 estimam o uso do aplicativo por 147 milhões de cidadãos. Cerca de 96,4% dos brasileiros usam o WhatsApp como uma ferramenta de comunicação e de trabalho.

A Meta anunciou oficialmente em maio de 2022 que o aplicativo do WhatsApp receberá uma versão Premium, de uso opcional, destinada a empresas. Isso significa que será disponibilizado aos usuários o WhatsApp gratuito e o pago.

Sem data certa para o lançamento oficial no Brasil e sem a divulgação do valor do aplicativo, estima-se que 43% dos brasileiros irão assinar o recurso Premium. O que se sabe até o momento é que até 10 dispositivos poderão ser vinculados às contas do usuário do WhatsApp Premium, e que esse usuário poderá ter um link do WhatsApp personalizado com o nome de sua empresa e poderá usar um serviço de armazenamento em nuvem disponibilizado pela Meta.

O WhatsApp Premium vai substituir o WhatsApp Business, uma versão gratuita lançada em 2018 com ferramentas comerciais muito usadas por pequenos, médios e grandes empreendedores.

Hoje, o usuário do WhatsApp Business conta com um catálogo que exibe fotos e valores de seus produtos; a conta comercial pode ser vinculada a até 4 dispositivos; há uma personalização de mensagens automáticas; os contatos podem ser etiquetados; e há uma adaptação para que seja cadastrado um número de telefone fixo.

Com a novidade do WhatsApp Premium, consequentemente vieram muitas fakes news. Algumas correntes estão sendo passadas em grupos do WhatsApp, portanto é importante estar atento aos golpes. Até o momento, a empresa não declarou quanto custará o serviço nem a partir de quando ele será cobrado, mas é certo afirmar que o WhatsApp Premium será de uso opcional.

Pessoas que usam o WhatsApp convencional não precisam se preocupar, pelo menos por enquanto, visto que o WhatsApp Premium será uma versão opcional para empresas. Também não será exigido nenhum valor para que sejam enviados áudios, mensagens de textos, fotos e vídeos pelo aplicativo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS